Dos filósofos contemporâneos, Michel Foucault (1926-1984) é o pensador que trouxe mais contribuições originais a diferentes campos do saber. A amplitude de sua erudição e o amplo escopo de seus interesses ultrapassaram o campo restrito da filosofia. Seu talento não está aprisionado ao domínio específico de sua formação universitária. Por outro lado, a dimensão das suas reflexões e sua notoriedade propiciam tantas interpretações que é uma tarefa difícil escrever sobre o filósofo francês mais famoso do final do século XX.
Este livro resulta de estudos sobre textos originais de Foucault. O que motivou o estudo e o interesse pelo filósofo contemporâneo foi a quantidade de intuições e conceitos inovadores que ele forjou, para responder a um campo de problematização igualmente original e plural. Epistemologia, Ciências Humanas, poder, liberdade, loucura, disciplina, norma, resistências ao poder, biopoder, biopolítica, agonística, seguridade, governamentalidade, autonomia, eis alguns temas que foram abordados de modo inovador por Foucault.
Yazar hakkında
Guilherme Castelo Branco
Coordena o Laboratório de Filosofia Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Pesquisador do CNPq e da FAPERJ, é também consultor do NU-SOL, PUC-SP.