NEW YORK TIMES BESTSELLER
AMAZON BEST SCIENCE BOOKS
LIVRO DO ANO DO FINANCIAL TIMES E DO INDEPENDENT
CUIDADO: ESTE É UM LIVRO DE BIOLOGIA QUÂNTICA!
A vida no limite altera o entendimento sobre as dinâmicas fundamentais de nosso mundo. Apresentando experiências da vanguarda da ciência, Jim Al-Khalili e Johnjoe Mc Fadden revelam o ingrediente vital que nos falta para compreender a origem da vida: a mecânica quântica. Guiando o leitor por descobertas recentes, os autores transmitem a empolgação do novo campo da biologia quântica e suas potenciais aplicações revolucionárias, enquanto oferecem insights do maior quebra-cabeça de todos: o que é a vida?
İçerik tablosu
Agradecimentos
1. Introdução
2. O que é vida?
3. Os motores da vida
4. O batimento quântico
5. Procurando a casa de Nemo
6. A borboleta, a mosca-das-frutas e o pisco quântico
7. Genes quânticos
8. Mente
9. Como a vida começou
10. Biologia quântica: a vida no limite da tempestade
Epílogo: vida quântica
Notas
Índice remissivo
Yazar hakkında
JIM AL-KHALILI: Condecorado com a Ordem do Império Britânico, é escritor e apresenta programas científicos no rádio e na televisão. É um importante físico teórico da Universidade de Surrey, onde dá aulas e realiza pesquisas sobre mecânica quântica. Escreveu diversos livros de divulgação científica, como Pathfinders: the golden age of arabic science, Quantum: a guide for the perplexed e Paradoxo: os nove maiores enigmas da ciência. Apresentou vários documentários no rádio e na televisão, como Chemistry: a volatile history, indicado para o prêmio da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA), The secret life of chaos e The beginning and end of the universe, todos produzidos pela BBC. Em 2016, recebeu a Medalha Stephen Hawking para Comunicação Científica.
JOHNJOE MCFADDEN: É professor de genética molecular na Universidade de Surrey e organizador de importantes livros-texto sobre biologia molecular e biologia de sistemas da tuberculose. Durante mais de uma década, especializou-se em examinar a tuberculose e a meningite, para a qual criou o primeiro exame molecular bem-sucedido. Por seus achados, ganhou o Prêmio Wolfson de Mérito em Pesquisa da Royal Society. É autor do livro Quantum evolution, um dos organizadores de Human nature: fact and fiction e escreve no jornal The Guardian sobre temas como alimentos transgênicos, drogas psicodélicas e mecânica quântica.