Nesta coletânea, uma série de textos de pesquisadores e especialistas traça um panorama atualizado e detalhado do cinema brasileiro. Neste primeiro volume, o cinema nacional é analisado desde a década de 1910, passando pelo cinema mudo, o início do cinema sonoro, a chanchada e o cinema independente carioca dos anos 1930 a 1950 e a função educativa do cinema no governo de Getúlio Vargas, concluindo com um ensaio sobre a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, importante estúdio cinematográfico brasileiro na década de 1950.
Esta edição digital conta com os textos extras ‘O cinema no Rio Grande do Sul (1918-1934)’, de Glênio Póvoas, e ‘Massaini, produtor e distribuidor (1935-1992): um lado pouco conhecido do cinema brasileiro’, de Luciano Ramos.
Yazar hakkında
Fernão Pessoa Ramos é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Centro de Pesquisas em Cinema Documentário da mesma universidade (Cepecidoc). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) e atuou como professor convidado nas instituições estrangeiras Université Sorbonne Nouvelle, New York University, University of California (Los Angeles), Université de Montréal e University of Chicago. Na década de 1980, publicou Cinema marginal (1968-1973): a representação em seu limite e a primeira edição de História do cinema brasileiro. Nos anos 2000, organizou a obra Enciclopédia do cinema brasileiro e Teoria contemporânea do cinema I e II. Mais recentemente, escreveu Mas afinal… o que é mesmo documentário? (2008) e A imagem câmera (2012). Sheila Schvarzman é doutora em história social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutora pela mesma universidade com uma pesquisa sobre Octávio Gabus Mendes e o cinema de São Paulo nos anos 1920-1930. Foi professora visitante do Instituto de Artes da Unicamp, professora do curso de Audiovisual do Centro Universitário Senac e historiadora da Condephaat, em São Paulo. Atualmente, é professora titular da Universidade Anhembi Morumbi e dedica-se ao estudo da relação entre o cinema e a história e da história do cinema brasileiro. É autora da obra Humberto Mauro e as imagens do Brasil (2004).