Seria um abuso sexual o príncipe roubar um beijo da Bela Adormecida? Quem brinca de polícia e ladrão pode virar bandido? Games violentos criam assassinos? Mas quem nunca matou uma formiga? E quem nunca ‘roubou pão na casa do João’?
O filósofo Luiz Felipe Pondé se une aqui a Ilan Brenman, psicólogo e premiado autor de livros infantis, para fazer um panorama do politicamente correto e discutir suas influências na formação das crianças e, consequentemente, dos adultos que elas se tornarão. Os autores mostram que essa verdadeira patrulha do pensamento tem nos feito perder a capacidade de interpretar a vida, com seus símbolos e suas ironias. Com isso, vemos um número cada vez maior de pessoas com dificuldades em lidar com as emoções que sentem, deprimidas e inseguras.
A obra provoca a refletir: talvez o lobo mau não viva apenas nos contos de fadas, mas esteja a nos espreitar na escola, na família, na política, na sociedade, enfim. Para enfrentá-lo, ser livre para pensar e se expressar é fundamental.
İçerik tablosu
Crianças perdidas
O monstro adormecido
Pais ‘limpa-trilhos’
O controle da linguagem (e do poder)
Os óculos da infância
Caça às bruxas
Imunização literária
A importância do mundo simbólico
Glossário
Yazar hakkında
Luiz Felipe Pondé – Colunista do jornal Folha de S.Paulo, e doutor em Filosofia pela USP e pela Universidade Paris VIII, coordenador do curso e vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da Faap e professor da pós-graduação em Ciencias da Religião da PUC-SP. Possui pós-doutorado pelas Universidades de Tel Aviv (Israel) e Giessen (Alemanha). Foi professor convidado da Universidade de Marburg (Alemanha), da Universidade de Sevilha na Espanha, da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e membro da Societe Internationale pour l'Etude de la Philosophie Medievale (Louvain, Belgica).
Ilan Brenman – Nasceu em Israel em 1973, mas veio para o Brasil ainda criança, em 1979. É psicólogo formado pela PUC-SP, mestre e doutor em Educação pela USP, onde pesquisou a influência do politicamente correto na literatura infantojuvenil e na formação das crianças. Considerado um dos mais importantes autores de livros infantis no Brasil, tem quase uma centena de títulos publicados, muitos deles premiados e também traduzidos em diversos países, como Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Suécia, Coreia e China. Seu best-seller é Até as princesas soltam pum, que já vendeu centenas de milhares de exemplares. Ilan ministra palestras por todo o Brasil e tem uma coluna semanal na rádio CBN, chamada Conversa de pai.