Convocando sociedade e comunidade científica a uma nova compreensão do universo, O despertar do universo consciente, de Marcelo Gleiser, é um notável manifesto pela sobrevivência da humanidade e de nosso raro planeta
Desde que Copérnico tirou a Terra do centro do universo, a humanidade passou a se ver cada vez mais à deriva, um pontinho insignificante em uma imensidão fria. Hoje consideramos que quanto mais aprendemos sobre o universo, menos relevantes somos, quando deveria ser justamente o contrário.
Em O despertar do universo consciente, Marcelo Gleiser, físico e astrônomo renomado internacionalmente, vencedor do Prêmio Templeton 2019, argumenta que, se queremos salvar o nosso projeto de civilização, precisamos reinventar nossa relação com a vida e com o planeta.
Examinando a história da vida na Terra e a possibilidade de vida em outros planetas com clareza e autoridade, o autor argumenta que estamos usando o paradigma errado em relação ao lugar que ocupamos. Devemos abraçar uma perspectiva biocêntrica – que tem a vida como centro, que reconhece a raridade do nosso planeta num universo hostil à vida.
Este novo paradigma repensa os ideais iluministas e propõe um novo compasso moral para a humanidade, unida na mesma missão: a preservação da Terra, o planeta onde, através da voz humana, o universo conta a sua própria história.
Ao propor um ‘Manifesto para a futuro da humanidade’, Gleiser sugere um plano de ação que inclui passos para assegurar a sobrevivência do nosso projeto de civilização num planeta com recursos limitados. Se esses passos serão suficientes para reorientar a nossa trajetória atual dependerá de cada um de nós.
‘Marcelo Gleiser argumenta que a única esperança que temos de abordar a crise ambiental vigente é repensar nossa relação com a história e com todo o cosmos. O despertar do universo consciente é um trabalho ousado e sincero. Sua mensagem é alarmante, mas, afinal, otimista.’ Elizabeth Kolbert, vencedora do Pulitzer e autora de A sexta extinção
‘Em seu mais novo livro, O despertar do universo consciente, o renomado e premiado físico brasileiro Marcelo Gleiser faz um verdadeiro tratado sobre a vida e a maneira como nos relacionamos com ela. A descoberta de novos mundos, a busca pela vida no universo, os mistérios da vida e as lições que aprendemos com a única vida que conhecemos, todas essas discussões podem nos mostrar a maneira com a qual nos relacionamos com o universo? Será que estamos nos relacionando da melhor forma? É o que você vai descobrir nas páginas da mais nova obra de um dos maiores físicos da história.’ Sérgio Sacani Sancevero, geofísico e fundador do canal Space Today
Yazar hakkında
Marcelo Gleiser é cientista de renome mundial e professor titular de filosofia natural e de física e astronomia na Dartmouth College. É autor, entre outros livros, de O caldeirão azul, A ilha do conhecimento, Criação imperfeita, A dança do universo, O fim da Terra e do Céu e A simples beleza do inesperado, os três últimos vencedores do Prêmio Jabuti. Foi articulista da Folha de S.Paulo e participa frequentemente de documentários para a TV no Brasil e no exterior. Em 2019, foi o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Templeton, considerado o ‘Nobel da espiritualidade’, um dos mais prestigiosos do mundo.