A produção teórica tem se tornado ampla no que se refere às discussões sobre o processo de inclusão de crianças com alguma deficiência. Por outro lado, o fazer pedagógico ainda se mostra incipiente no desenvolvimento de práticas inclusivas com tais crianças.
Concordando com o que diz David Rodrigues, também entendemos que o discurso sobre inclusão tem sido rapidamente absorvido pelos professores, mas as suas práticas ainda têm se modificado de forma muito lenta. Considerando essa lacuna, o projeto ‘Inclusão: práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens’ busca acompanhar, analisar, intervir e orientar práticas pedagógicas de professores da Educação infantil e/ou do ensino fundamental I que atuam com crianças com deficiência. O acompanhamento, aliado às intervenções pedagógicas e aos cursos de formação continuada, é a principal ação do projeto e busca a formação do professor da educação básica e do aluno de licenciaturas, no que tange à compreensão sobre a inclusão, processos de aprendizagem e a elaboração de práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem da criança com deficiência.
İçerik tablosu
Capítulo 1: Educação infantil e educação especial: contribuições para a inclusão escolar; Capítulo 2: Alfabetização e deficiência intelectual: a construção de práticas pedagógicas inclusivas; Capítulo 3: Extensão na perspectiva da pesquisa-ação: a inclusão de uma criança com mielomeningocele no ensino regular; Capítulo 4: Práticas pedagógicas inclusivas no ensino fundamental: um caso de síndrome de charge; Capítulo 5: Entre a sala de aula e o atendimento educacional especializado (AEE): ações pedagógicas com uma criança com paralisia cerebral; Capítulo 6: Práticas pedagógicas inclusivas: o processo de escolarização de uma criança com surdez no município de Mariana.
Yazar hakkında
Marco Antonio Melo Franco: é pedagogo, Especialista em Neurociências, Mestre em Educação e Doutor em Ciências da Saúde (UFMG). É coordenador do Projeto Inclusão: Práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens. Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP. Leonor Bezerra Guerra: é médica e neuropsicóloga, Mestre em Fisiologia e Doutora em Biologia Celular (UFMG). É professora aposentada do Departamento de Morfologia e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. Coordena o programa Neuro- Educa. Desenvolve estudos nas áreas de Neurociências, Aprendizagem e Educação.