A literatura em sala de aula, se for bem trabalhada, é um instrumento primordial, desde o início do Ensino Fundamental I para que o aluno venha a se tornar um leitor fluente, capaz de interpretar textos
e por meio deles, repensar o mundo e a sua vida.
O livro aborda a importância de um projeto de leitura que seja inovador na aprendizagem, relembra as diversas metodologias existentes, o papel do professor na atualidade, e o que diz a neurociência sobre aprendizagem. Reflete sobre as competências socioemocionais, as emoções, os sentimentos, e as vantagens de se trabalhar através da literatura, a ética, a poesia e a música. Traz ainda o passo a passo, detalhado, deste projeto de leitura, passando pelos objetivos, desenvolvimento, avaliação e o material para o projeto.
Yazar hakkında
Maria Cristina Furtado nasceu no Rio de Janeiro, em uma casa onde ler e cantar faziam parte do dia a dia. Toca violão desde os sete anos e sempre adorou ler, criar histórias, fazer poemas e músicas. Doutora em Teologia, Especialista em Educação, professora, psicóloga, atriz, compositora, cantora e palestrante, um dos seus maiores prazeres está em criar, principalmente, histórias infantojuvenis. Também dedica seu tempo escrevendo livros didáticos e para formação de professores.
Já publicou vários livros e todas as suas histórias são ligadas a ética pessoal, comunitária, ou ecológica, e a narrativa contém poesias e músicas, unindo literatura e arte. As músicas podem ser ouvidas através do site: https://www.editoradobrasil.com.br/lij.
Pela Editora do Brasil, publicou diversos livros infantis, como ‘Flor de maio’, ‘A grande campeã’, ‘O guardião das florestas’, ‘A fábrica mágica’, ‘Pretinho, meu boneco querido’, ‘A revolta das águas’, ‘O rei leão careca’ e ‘Viva a liberdade!’, e o didático ‘Projetos de leitura de bolso’.