Depois do primeiro encontro, Ársene Lupin está mais engenhoso do que nunca neste duelo de campeões, como o grande Herlock Sholmes – uma espécie de sátira ao famoso detetive londrino, concebida por Maurice Leblanc.
Este livro é composto de duas tramas surpreendentes. A primeira, acerca de uma dama loira e alguns desaparecimentos misteriosos, demandando a perícia e a sagacidade de Herlock Sholmes, único detetive capaz de enfrentar Lupin. A segunda trata do roubo de uma joia preciosíssima escondida em uma lâmpada judaica, cujo desfecho é surpreendente.
Desta vez, Lupin tem um oponente a á sua altura, o que deixará o leitor completamente envolvido pela maneira intrigante e humorada como nosso ladrão – cavaleiro dribla, lance a lance, o brilhante trabalho investigativo de Sholmes
Yazar hakkında
Maurice Leblanc nasceu em Rouen (França), em 1864. Pretendido para uma carreira na indústria têxtil da família, estudou direito, mas trocou a Normandia por Paris, onde conviveu com os círculos literários da época. Começou como jornalista, lançou contos e romances a partir de 1890, mas, embora aclamados pela crítica, não obtiveram êxito. Foi somente a partir de uma história policial, ‘A prisão de Arsène Lupin’, encomendada por um jornal francês, em 1905, que nasceu a primeira aventura de seu ladrão insolente e sedutor, alcançando enorme sucesso. Por mais de trinta anos, Maurice Leblanc se dedicou a escrever dezenas de romances e contos com as aventuras desse herói carismático e astuto. O escritor morreu de pneumonia em 1941, na cidade de Perpignan (França).