‘Colaboração horizontal’ é um termo usado para descrever os relacionamentos românticos e sexuais que algumas mulheres francesas tiveram com membros das forças da Ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta graphic novel incisiva e centrada na mulher, criada pela dupla Carole Maurel e Mademoiselle Navie, o tabu de ‘dormir com o inimigo’ é explorado por meio da história de um caso tórrido e proibido.
Em junho de 1942, Rose – cujo marido é prisioneiro de guerra – intervém para evitar a captura de sua vizinha judia e inicia acidentalmente uma relação secreta com o oficial investigador alemão, Mark. Apenas um passo separa o heroísmo da traição, e muitas vezes esse é um passo perigoso.
Dentro de um conjunto residencial no 11º arrondissement de Paris, pouco escapa à percepção do marido cego da síndica. Através de seus olhos sem visão, mas cientes de tudo, descobrimos sobre a relação oculta de Rose e Mark, e também sobre as histórias e os problemas entrelaçados dos outros inquilinos, em sua maioria mulheres e crianças, que enfrentam questões complexas, como violência doméstica, incesto e prostituição. Este fascinante romance gráfico aborda o tema ainda sensível de como e quem é aceitável amar, com ilustrações íntimas e etéreas que trazem à vida, de forma vívida, o drama dessa bela história.
________________________________________________________________
‘A história de um amor impossível, que evoca os grandes clássicos da literatura – Tristão e Isolda, Paulo e Virgínia – e nos lembra como pode ser difícil e perigoso nos apaixonarmos, especialmente em tempos de guerra. Uma verdadeira joia.’
Actua Litté
‘A raiva do povo francês foi descarregada nas mulheres pela forma como estas navegaram e sobreviveram à Ocupação – muitas delas foram publicamente insultadas, agredidas e brutalizadas ao final da guerra. A história em Colaboração horizontal é fictícia, mas representa a essência de tais realidades.’
Pop Matters
‘Duas autoras, Navie e Carole Maurel, escrevem este sutil conto de heroísmo, beleza, esperança e traição…’
BDZoom
Yazar hakkında
Navie
Autora eclética, Navie escreve para a imprensa, cinema e televisão e comanda, há muitos anos, vários podcasts na Internet. Ela é formada em História pela Sorbonne, com especialização na história do fascismo, e gosta de olhar pelo buraco da fechadura as histórias ocultas das pessoas. As belas histórias, assim como aquelas que nem sempre terminam bem. Portanto, não é coincidência que sua primeira HQ seja sobre uma perigosa história de amor durante a Ocupação. Com Colaboração horizontal, Navie quis abordar um assunto que ainda hoje é relevante: o olhar dos outros e seus julgamentos peremptórios. É correto dormir com o inimigo, apaixonar-se por ele? Podemos nos entregar à mesquinhez entre vizinhos, a pequenos problemas pessoais, enquanto, lá fora, a guerra está matando milhões? E se isto for, na verdade, o significado de ‘continuar vivendo’?