Este livro é dedicado a seu idealizador original, alguém cuja obra cinematográfica motivou as primeiras iniciativas do projeto: o cineasta e professor Nuno Cesar Abreu. Golpe de Vista: Cinema e Ditadura Militar na América do Sul nasce como ideia em 2014, a partir de conversas de Nuno com seus colegas no Departamento de Cinema (Decine) da Unicamp.
O livro surge assim motivado pelos 25 anos do filme Corpo em Delito (1989), longa-metragem escrito e dirigido por Nuno e que representa o ‘canto do cisne’ da hoje extinta Embrafilme, a Empresa Brasileira de Filmes. Corpo em Delito foi o último filme produzido e distribuído pela Embrafilme, um drama protagonizado pelo ator Lima Duarte, o qual interpreta um médico legista a serviço do regime e que, num dado momento, depara-se com o corpo da própria filha assassinada pela repressão. Narrado de forma semi-linear, o filme atravessa um arco temporal razoavelmente longo que conta as transformações da ditadura militar brasileira entre 1964 e 1985, ao mesmo tempo em que dramatiza o conflito do médico, civil à margem do poder, incrustado entre a sobrevivência e a dor da perda decorrente das mazelas políticas que se abateram sobre o país. Um filme que põe em perspectiva, a um só tempo, História e história, as dimensões macro e micro, a frieza das instituições e o desamparo do indivíduo.
Yazar hakkında
Nuno Cesar Abreu (1948-2016)
Foi Cineasta, graduado em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor e pesquisador do Departamento de Cinema (DECINE) e do Programa de Pós-graduação em Multimeios do Instituto de Artes da UNICAMP, autor dos livros O olhar pornô – A representação do obsceno no cinema e no vídeo (Campinas: Mercado de Letras, 1996) e Boca do Lixo: cinema e classes populares (Campinas: Ed. Unicamp, 2015, 2a ed.). Dirigiu o media metragem A respeito do movimento constitucionalista de 1932, (1978) ; o curta Mad-Moré (1982) e o longa-metragem de ficção Corpo em delito (1990), entre outras obras.
Marcius Freire
É Professor Livre-docente do Departamento de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É autor de Documentário. Ética, estética e formas de representação, além de inúmeros artigos e capítulos de livros sobre o campo cinematográfico. Organizou com Philippe Lourdou (Université de Paris X – Nanterre), o livro Descrever o Visível. Cinema documentário e antropologia fílmica e coedita com Manuela Penafria (Universidade da Beira Interior-Portugal) o periódico semestral Doc on-line. Revista Digital de Cinema Documentário.
Alfredo Suppia
É doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Cinema (DECINE) da UNICAMP, é organizador dos livros Cartografias para a ficção científica mundial: cinema e literatura (São Paulo: Alameda, 2015) e Gêneros cinematográficos e audiovisuais: perspectivas contemporâneas (Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2016). Editou também, em parceria com Ewa Mazierska, a coletânea Red alert: Marxist approaches to science fiction cinema (Detroit: Wayne State University Press, 2016).