Este volume integra um conjunto de dois livros que integram a colectânea de textos do projecto de investigação ‘Leituras cruzadas: África e interdisciplinaridade’, executado no período de 2015 a 2017, entre a Universidade Agostinho Neto (UAN) e a Universidade de Brasília (Un B). O projecto visou o incremento da cooperação Sul–Sul no quadro do estreitamento da parceria entre as duas universidades, localizadas em Luanda/Angola e Brasília/Brasil. Este volume reúne treze capítulos, de autoria dos integrantes da equipa angolana do projeto, designadamente 8 docentes e 5 discentes da Faculdade de Ciências Sociais da UAN.
İçerik tablosu
1. Direitos de cidadania em Angola; 2. O núcleo central das representações sociais dos direitos humanos numa amostra de estudantes universitários de Luanda; 3. Estratégias de marketing político e eleitoral nas eleições gerais de 2012 em Angola: o caso da Casa-C.E.; 4. Governação corporativa em Angola; 5. Importância dos valores numa gestão de recursos humanos socialmente responsável: estudo de caso numa empresa seguradora angolana; 6. Angola: percurso para a independência nacional (1974-1975); 7. Contribuição ao estudo sobre dividendo demográfico em Angola; 8. Diversidade étnica, etnicidade e nação na República de Angola (1975-2015); 9. Outros quilombos: uma viagem por diferentes tempos e lugares de Angola; 10. Diálogos e oposições entre sociólogos brasileiros e angolanos à luz da sociologia das relações raciais e do lusotropicalismo; 11. Racismo e anti- racismo: Angola entre o movimento ‘Escuro não’ e o ‘Carapinha chique’; 12. Reflexões sobre memória e identidade no exílio: mitos e desilusões dos angolanos no Rio de Janeiro; 13. Violência e crime organizado em Luanda e Rio de Janeiro 263
Yazar hakkında
Selma Pantoja – Historiadora pela UFF, mestra em História Social pela UFRJ e doutora em Sociologia pela USP. Estágios Pós-doutorados em Howard University, 2001, (EUA), Universidades de Lisboa/Agostinho Neto, 2007 e no CEsa/IEG, Universidade de Lisboa, 2015. Professora titular aposentada da Universidade de Brasília, lecionou História da África, de 1995 a 2018, publicou sobre: sociedades e culturas da época do comércio atlântico de escravos, na região de Angola. Atualmente é professora e pesquisadora do PPG Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional na Un B, com questões da pós-colonialidade e desenvolvimento/cooperação com os países africanos.
Paulo de Carvalho, doutor em Sociologia. Professor na Universidade Agostinho Neto (UAN). Foi diretor da Faculdade de Letras e Ciências Sociais na UAN, reitor da Universidade Katyavala Bwila (Benguela, Angola) e vice-presidente do Conselho da Universidade Pan-Africana (Adis Abeba, Etiópia). Atualmente, é coordenador pela parte angolana do projecto de cooperação olhares cruzados, organizador do presente volume. Autor de vários livros de Sociologia.