Em José do Patrocínio, a pena da Abolição, Tom Farias apresenta um retrato sensível e detalhado da vida de José do Patrocínio, brasileiro de grande relevância histórica, cultural e política. Esta edição da Kapulana é uma versão revista minuciosamente e atualizada pelo biógrafo.
A obra é fruto de extensa pesquisa com dados históricos e biográficos sobre este importante personagem da história do Brasil, instrumental na luta pela abolição da escravatura, além de poeta e jornalista.
José do Patrocínio, a pena da abolição traz o olhar de um escritor do século 21 sobre a vida de uma personalidade do século 19, oferecendo aos leitores uma visão da História que não é estática, mas dinâmica, mostrando que a vida deste grande homem permanece atual.
Yazar hakkında
TOM FARIAS é carioca, jornalista, escritor e crítico literário. É autor de diversos livros e coleciona prêmios literários, como o Prêmio Silvio Romero de Crítica e História Literária, da Academia Brasileira de Letras (1990), e o Prêmio Carolina Maria de Jesus, conferido pela FLUP (Festa Literária das Periferias – RJ) em 2018. Em 2009, foi finalista do prêmio Jabuti com o livro Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil (2008).
Como crítico teve passagem pelo caderno ‘Ideias’, do Jornal do Brasil, pela revista Poesia Sempre, da Fundação Biblioteca Nacional, pela Revista da Academia Catarinense de Letras, Ô Catarina, e pelos suplementos do Estado de Minas e O Globo, onde atualmente escreve
Em 2009, foi finalista do prêmio Jabuti com o livro Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil e, em 2019, foi finalista também do prêmio Jabuti, com o livro Carolina: uma biografia, ambos na categoria de biografia.