Erich Fromm é um dos mais renomados psicanalistas de todos os tempos, bem como é considerado um dos principais representantes do chamado freudo-marxismo. Fromm, através de sua síntese entre o pensamento de Marx e Freud, une a perspectiva psicanalítica sobre o indivíduo com a perspectiva marxista sobre a sociedade capitalista, promovendo uma análise bem superior à muitas formas de sociologismo e de psicologismo. A presente coletânea tematiza alguns dos principais problemas que Fromm identifica na sociedade moderna, tal como a questão da coisificação, da alienação, do caráter social, da liberdade. Fromm percebe a sociedade contemporânea como sendo ‘doente’ e, por conseguinte, sendo necessária transformá-la para o ser humano se libertar e reencontrar com sua essência perdida. A liberdade, a produtividade, a autorrealização, emergem como exigências radicais dos seres humanos numa sociedade marcada pela burocratização, abstratificação, mercantilização, entre outros problemas. O presente livro é leitura fundamental para compreender os indivíduos e seu universo psíquico na sociedade moderna, tal como analisado por Erich Fromm.
Зміст
APRESENTAÇÃO – André de Melo Santos
ERICH FROMM E A COISIFICAÇÃO DO HOMEM NO CAPITALISMO – Edmilson Marques
ERICH FROMM E O CARÁTER SOCIAL – Nildo Viana
O CONCEITO DE ALIENAÇÃO EM MARX, FROMM E MARCUSE – Maria Angélica Peixoto
PSICANÁLISE E LIBERDADE EM ERICH FROMM – Alan Ricardo Duarte Pereira
O CONCEITO DE LIBERDADE EM ERICH FROMM – André de Melo Santos
Про автора
Alan Ricardo Duarte Pereira é Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Professor na Rede Municipal de Goiânia.
André de Melo Santos é Historiador; Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Edmilson Marques é Doutor em História, professor da UEG – Universidade Estadual de Goiás/Campus Uruaçu.
Maria Angélica Peixoto é Socióloga, Doutora em Sociologia (UFG); Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Campus Inhumas.
Nildo Viana é Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (UFG); Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (Un B).