Na coleção Sete Melhores Contos o crítico August Nemo apresenta autores que fazem parte da história da literatura em língua portuguesa.
Neste volume temos Artur Azevedo, jornalista, cronista e dramaturgo maranhense Artur Azevedo. Irmão do romancista Aluísio Azevedo, Artur foi o responsável pela criação do teatro de revista no Brasil e integrou o grupo fundador da Academia Brasileira de Letras. Admirado pelo público, mas criticado por escritores da época, morreu aos 53 anos deixando um legado de mais de 200 peças, entre originais, traduções e adaptações.
Não deixe de conferir os demais volumes desta série!
Os contos presentes nessa obra são:
– Assunto para um conto.
– Uma embaixada.
– Mal por mal…
– As asneiras do Guedes.
– Elefantes e ursos.
– Dona Eulália.
– A polêmica.
Про автора
Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo (São Luís, 7 de julho de 1855 Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1908) foi um dramaturgo, poeta, contista, prosador, comediógrafo, crítico e jornalista brasileiro. Ao lado de seu irmão, o escritor Aluísio Azevedo, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Tendo escrito milhares de artigos sobre eventos artísticos e encenado mais de cem peças no Brasil e em Portugal, Azevedo foi um dos maiores defensores da criação do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, cuja inauguração ocorreu meses depois de sua morte. Suas peças mais conhecidas são A joia, A Capital Federal, A almanjarra, O Mambembe, entre outras. Dois teatros no Brasil foram batizados com o seu nome: o Teatro Arthur Azevedo de São Luís, Maranhão, sua cidade natal, e o Teatro Arthur Azevedo da cidade de São Paulo.