Cerca de cem anos após seu nascimento e quarenta anos após sua morte, Jacques Lacan ainda está conosco para o público e para os psicanalistas. A Editions Nouvelles du Champ lacanien marca esse duplo aniversário. Traduzida para o português e editada pela Atos e Divãs Edições, em parceria com o Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro, integra à Coleção Kalimeros.
Nesta coletânea de homenagem não há nada de sistemático a respeito da obra que agora viaja livremente pelo mundo, e sim fragmentos reunidos em várias vozes, de acordo com suas inclinações. Sobre o homem Lacan: sua coerência, sua coragem, seu radicalismo, a dedicação a sua tarefa, e também sobre o escritor inesgotável e algumas de suas invenções e descobertas. E até mesmo um descendente nascido por anagrama, o inspetor Canal.
Зміст
APRESENTAÇÃO
Antonio Quinet
ABERTURA
2021, as presenças de Jacques Lacan, Colette Soler
O HOMEM LACAN
Fidelidade de Lacan, Sidi Askofaré
Lacan e a guerra, Marc Strauss
Presença de Lacan em Roma: 1953, 1967, 1974, Michel Bousseuyroux
Novo saber, nova ética, Patrick Barillot
LACAN, A LETRA
Ler Lacan, lendo, Marie-José Latour
Lacan, uma EScrita, Philippe Madet
VARIAÇÕES LACANIANAS
O objeto e seu ludião logico na virada da angústia, Nicole Bousseyroux
O racismo, interpretado, David Bernard
Lacan, familionário, Jean-Michel Rabaté
É bom saber? Lacan e a ignorância, Frédéric Pellion
DEDICATÓRIA
O Inspetor Canal, Bruce Fink
OS AUTORES
Про автора
Colette Soler, organizadora e autora desta coletânea, pratica a psicanálise e a ensina em Paris. Agrégée da Universidade de Filosofia e Doutora em Psicopatologia. Foi seu encontro com Jacques Lacan que a fizeram escolher a psicanálise. Foi membro da Escola Freudiana de Paris e após sua dissolução, em 1980, Diretora da Escola da Causa Freudiana, que originou o movimento da Internacional dos Fóruns e de sua Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano, desde sua cisão de 1998. Fundou, em 2.000, com Louis Soler, as Edições do Campo Lacaniano. Ela faz parte atualmente do quadro de ensinantes do Campo Lacaniano na França e na Internacional dos Fóruns, onde dá regularmente seus seminários.