Este livro trata da dinâmica e das conclusões de Congressos internacionais, bem como de estudos científicos quanto aos fundamentos e às características do espiritismo. Quais destas características foram consideradas definitivas? Quais estariam sujeitas à progressividade, conforme imaginou Allan Kardec? Quais questões doutrinárias trazidas mediunicamente ou não após a sua morte foram devidamente esclarecidas? Quais assuntos de interesse das novas gerações do século XXI foram tratados pelo movimento espírita? Como entidades de classe e federativas se posicionam sobre estas matérias? É nesta jornada em busca de respostas, que convidamos o leitor para nos acompanhar. Esta obra não é um livro científico, mas sim historiográfico na parte dos congressos, e de jornalismo científico na parte dos artigos. Talvez colhamos algumas frustrações através destas descobertas, mas certamente nos fortaleceremos diante do trabalho que ainda precisa ser feito para o espiritismo do futuro.
Зміст
Sumário
Agradecimentos
Prefácios
Apresentação
1. Introdução
2. Primeiros congressos locais
3. Congressos até o final do século XIX
4. Congressos do século XX até a 1a Guerra Mundial
5. Congressos entre a 1a e a 2a Guerra Mundial
6. Congressos após a 2a Guerra Mundial
7. Outras iniciativas
8. A fronteira final, os estudos científicos
9. Mais estudos e experiências pessoais
10. Conclusão
Bônus
1. O músculo estalante
2. O instante da reencarnação
3. O caso Leonora Piper
4. O espiritismo é uma religião?
5. Os bastidores dos congressos, por Charles Kempf
Bibliografia
Apêndices
1. Lista dos principais Congressos estudados
2. Outros Congressos
3. Princípios do espiritualismo moderno anglo-saxão
4. Fatores de impacto por periódico
Про автора
Carlos Seth Bastos, nascido em São José dos Campos – SP, em 9 de julho de 1961, é engenheiro eletrônico com cursos de capacitação em administração.
Após sua aposentadoria em empresas de telecomunicações, criou as páginas CSI sobre História [a], Ciência [b] e Filosofia [c] na rede social Facebook.
Publicou e-books gratuitos como Coadjuvantes da codificação espírita e artigos de natureza acadêmica como ‘A verdadeira identidade das primeiras médiuns utilizadas por Kardec’, publicados no Jornal de Estudos Espíritas.
Foi coautor, junto com os colegas e amigos pesquisadores Adair Ribeiro Jr. e Luciana Farias, do livro A gênese de Allan Kardec, da polêmica aos fatos.
Participou ainda de outras obras com os Anais de edições do ENLIHPE – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores Espíritas.
É autor do livro Espíritos sob investigação, resgatando parte da história, reconhecido como uma referência pelos estudiosos do espiritismo.
Intrigado com a alegada progressividade do espiritismo, resolveu estudar o ambiente pensado por Allan Kardec para as análises sobre este assunto: os Congressos.
Diante dos fatos observados, caminhou então para a investigação dos resultados obtidos em estudos científicos em relação aos fundamentos espíritas.
Alguns destes estudos já haviam sido compartilhados na página do CSI sobre ciência [b], mas agora este ‘review’ (análise crítica) foi atualizado.
A colaboração com Charles Kempf, ex-presidente da Federação Espírita Francesa, permitiu ainda o acréscimo de um capítulo bônus com os bastidores dos Congressos Espíritas Internacionais vivenciados por ele.
O livro não tem a pretensão de mudar nenhuma perspectiva do movimento espírita em relação à progressividade doutrinária, mas sim de motivar uma reflexão sobre os resultados alcançados até agora, seja nos Congressos, seja através dos estudos científicos.
Referências:
[a] facebook.com/Historia Do Espiritismo
[b] facebook.com/Ciencia Do Espiritismo
[c] facebook.com/Filosofia Do Espiritismo