A partir das formas de se falar sobre o amor, o psicanalista Christian Dunker apresenta em A arte de amar a história, as nuances e os desafios atuais da experiência amorosa.
O amor é o sentimento que define e molda os seres humanos; às vezes entendido como martírio, algo que deve ser evitado a qualquer custo, outras como a solução para todos os problemas. O amor move, constrói e destrói barreiras. É parte da jornada de autocompreensão e autoconhecimento que todos vivenciam no decorrer da vida.
Ao longo da leitura, Dunker apresenta os elementos que compõem a anatomia e a gramática do amor, destrinchando as nuances dos afetos, emoções e sentimentos humanos e evidenciando os desafios da experiência amorosa na sociedade do século XXI. Ele sugere que descobrir como entender e controlar desejos atravessa um conhecimento profundo de si e um entendimento do que representa a construção coletiva do que significa amar.
Baseado no curso que lecionou na Casa do Saber, em 2019, A arte de amar defende que o amor é algo que acontece entre palavras, presumindo que a escuta é uma espécie de condição elementar para todo amor possível. Além disso, aproveita para discutir o que é essa escuta e como ela é uma espécie de prática, que se aprende, se cultiva e se desenvolve, como uma fase introdutória para exercitar a verdadeira arte de amar.
Про автора
Christian Dunker, nascido em 1966, é psicanalista e professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP, onde coordena o Laboratório Interunidades de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP). Com pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University e analista membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, foi articulista da Boitempo e, atualmente, escreve para o Blog da UOL. Autor de mais de cem artigos científicos e professor convidado em mais de quinze países, tem quatorze livros publicados, com edições em inglês, francês e espanhol, entre eles: Estrutura e constituição da clínica psicanalítica, Mal-estar, sofrimento e sintoma, Reinvenção da intimidade, O palhaço e o psicanalista, Paixão da ignorância, Uma biografia da depressão e Lacan e a democracia. Foi duas vezes vencedor do Prêmio Jabuti. Seu canal no Youtube, Falando Nisso, divulga temas de psicanálise, filosofia, saúde mental e política.