Eduardo Viveiros de Castro 
Metafísicas canibais [EPUB ebook] 
Elementos para uma antropologia pós-estrutural

Підтримка
Com uma escrita erudita, poética e ao mesmo tempo militante, inventiva e mordaz, Eduardo Viveiros de Castro define este Metafísicas canibais como a resenha de um livro imaginário que jamais será capaz de terminar: O Anti-Narciso. O objetivo dessa obra inexistente seria a de ‘mostrar que os estilos de pensamento praticados pelos povos que estudamos são a força motriz [da antropologia]’, operando um deslocamento na antropologia como aquele que O Anti-Édipo, de Deleuze e Guattari, realizou na filosofia.

Se O Anti-Narciso nunca será escrito, fica deste Metafísicas canibais não só uma crítica contundente ao narcisismo de nossa cultura ocidental – que enxerga todo saber ‘outro’ como uma versão precária de si mesma –, como uma formulação atual sobre o perspectivismo – conceito que consagrou Viveiros de Castro no Brasil e no exterior. Aqui, a extensa experiência com índios brasileiros do autor é a base para um pensamento em permanente descolonização, que busca a todo instante reconhecer a diferença, a autonomia e a relação de coprodução entre o antropólogo e os povos estudados.

Publicado primeiro na França, Metafísicas canibais – elementos para uma antropologia pós-estrutural reúne parte significativa da produção de Viveiros de Castro desde A inconstância da alma selvagem (2002). Nas palavras de Patrice Maniglier, ‘Metafísicas canibais é um dos livros de antropologia mais importantes para o pensamento em geral desde O pensamento selvagem. Um livro nascido clássico’.
€6.99
методи оплати

Про автора

Reconhecido internacionalmente pelos seus estudos em etnologia indígena, é um dos maiores antropólogos da atualidade e, como afirma Claude Lévi-Strauss, ‘é o fundador de uma nova escola na antropologia’. Formado em Ciências Sociais pela PUC-RJ, obteve seu mestrado em 1977 no Museu Nacional (UFRJ) com uma dissertação sobre os Yawalapíti, povo indígena do Alto Xingu. Tornou-se doutor pela mesma instituição com tese sobre a cosmologia dos Araweté, povo tupi-guarani do Pará, com o qual o antropólogo residiu entre 1981 e 1982. O trabalho foi premiado pela Associação nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), além de ter sido publicado no Brasil e nos Estados Unidos.

Entre suas produções destaca-se também o ensaio ‘Os Pronomes Cosmológicos e o Perspectivismo Ameríndio’ (1996), que foi traduzido para diversas línguas e influenciou os estudos de antropologia em todo o mundo. Professor adjunto do Museu Nacional (UFRJ), Viveiros de Castro foi professor visitante nas Universidades de Chicago, Manchester e Paris X (Nanterre), na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e na Universidade de São Paulo, além de ser Fellow do King’s College.

Foi agraciado com a Médaille de la Francophonie da Academia Francesa (1998), o Prêmio Erico Vanucci Mendes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2004), a Ordem Nacional do Mérito Científico (2008) e o título de Doutor Honoris Causa pela Université de Paris Ouest Nanterre La Défense (2014).
Придбайте цю електронну книгу та отримайте ще 1 БЕЗКОШТОВНО!
Мова Португальська ● Формат EPUB ● Сторінки 288 ● ISBN 9788592886417 ● Розмір файлу 1.0 MB ● Видавець Ubu Editora ● Місто São Paulo ● Країна BR ● Опубліковано 2018 ● Завантажувані 24 місяців ● Валюта EUR ● Посвідчення особи 8942553 ● Захист від копіювання Adobe DRM
Потрібен читач електронних книг, що підтримує DRM

Більше електронних книг того самого автора / Редактор

126 138 Електронні книги в цій категорі