Publicado pela primeira vez no Brasil e com tradução direta do francês, Escritos políticos abrange uma seleção de artigos jornalísticos de Frantz Fanon. Redigidos originalmente para o El Moudjahid, jornal da Frente de Libertação Nacional da Argélia, do qual Fanon foi colaborador de 1957 a 1960, os textos acompanham o cotidiano do colonialismo francês na Argélia, o desenvolvimento da luta de libertação nacional do povo argelino e a formação do movimento internacional dos países colonizados e do terceiro mundo em meados do século XX.
Exibindo uma prosa vigorosa, ao mesmo tempo cortante e poética, os artigos reunidos nesta obra trazem ao leitor os desdobramentos teóricos ocorridos em uma fase decisiva do pensamento de Fanon. Além disso, deixam ver seu trabalho de agitação política e sua visão estratégica a respeito de conflitos de grande escala que, a seu ver, abriam um horizonte de cura revolucionária para a alienação da humanidade.
Про автора
Frantz Omar Fanon (1925-1961) foi um dos mais importantes pensadores e revolucionários do século XX. Nascido na Martinica, então colônia Francesa, formou-se em medicina e psiquiatria antes de tomar parte na guerra de independência argelina, nas fileiras da Frente de Libertação Nacional, onde atuou como organizador, jornalista, médico, embaixador. Autor de obras geniais como Pele negra, máscaras brancas e Os condenados da terra, é hoje reverenciado no mundo todo como um dos principais intelectuais do terceiro-mundismo, do pan-africanismo, do anticolonialismo e do marxismo periférico.