Segundo romance escrito por Graciliano Ramos, considerado por muitos um dos grandes marcos do modernismo brasileiro, ‘S. Bernardo’ conta a trajetória de Paulo Honório, um sujeito que não poupou esforços ou escrúpulos para sair da condição de órfão miserável e ex-presidiário e se tornar um grande latifundiário em sua terra natal, adquirindo a fazenda onde trabalhou na juventude. A fim de comemorar seus 90 anos de existência, a Nova Fronteira lança esta edição, com posfácio do professor e romancista Dau Bastos.
Про автора
Graciliano Ramos (1892-1953) foi um importante escritor brasileiro nascido em Quebrangulo, Alagoas. Cresceu em uma família modesta e trabalhou em diversas funções antes de se dedicar à literatura. Seu romance mais famoso, ‘Vidas Secas’ (1938), retrata com realismo a vida difícil de uma família no sertão nordestino. Outras obras significativas incluem ‘São Bernardo’ (1934) e ‘Angústia’ (1936).
Ramos é conhecido pelo seu estilo seco e crítico, que reflete a dura realidade da região em que viveu. Sua carreira também incluiu um período de prisão durante o regime do Estado Novo. Ele faleceu em 1953, deixando um legado duradouro na literatura brasileira.