Honoré de Balzac (1799 – 1850) foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna e sua obra-prima: A Comédia Humana é considerada uma das maiores obras literárias de todos os tempos. O Coronel Chabert, foi publicada em 1844 e faz parte das Cenas da Vida Privada de sua A Comédia Humana. A obra retrata Chabert, um oficial do exército francês que alcançou suas mais gloriosas oportunidades nas campanhas napoleônicas.
Em uma de suas batalhas, ele foi dado como morto, mas, escapou com vida e ao voltar para casa muito tempo depois, enfrenta uma nova e dramática situação.
Про автора
Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799 — Paris, 18 de agosto de 1850) foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna. Sua magnum opus, A Comédia Humana é composta de 95 romances, novelas e contos que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815.A amplitude de sua visão artística o situa firmemente dentro da tradição do século XIX, mas sua técnica narrativa e atenção ao personagem ainda fazem de Balzac uma figura importantíssima da ficção moderna.