Chama-se transumanismo o movimento tecnológico-científico internacional que pretende aumentar infinitamente o desempenho físico e mental dos seres humanos por todos os meios possíveis. Hoje você já pode ter seu DNA sequenciado em 24 horas para talvez um dia, conseguir repará-lo, ao passo que a Internet altera nossos modos de aprendizagem e nossas relações sociais. E amanhã? Será que a inteligência artificial ainda terá necessidade da inteligência humana? Faremos sexo com os robôs? Laurent Alexandre, médico e empresário, e Jean-Michel Besnier, filósofo especializado em novas tecnologias, confrontam seus argumentos e nos dão as chaves para compreender o que está acontecendo com os bilhões investidos nos laboratórios das empresas de alta tecnologia da Califórnia.
Про автора
Médico e urologista francês radicado na Bélgica, é também empresário, ativista político, cronista e um entusiasta das novas tecnologias, como a reprodução medicamente assistida. Foi considerado pela revista GQ um dos principais representantes da corrente transumanista na França.
Filósofo e doutor em Ciências Políticas. Professor emérito de filosofia na Universidade de Paris IV-Sorbonne, e autor, entre outros, de Demain les posthumains: Le Futur a-t-il encore besoin de nous? (Fayard, 2010) e L’Homme simplifié: Le Syndrome de la touche etoile (Fayard, 2012). Estuda principalmente o impacto filosófico e ético do avanço científico e tecnológico nas representações e imaginações individuais e coletivas.