Este livro é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Departamento de Educação/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que teve como objetivo investigar o processo de inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, identificando, segundo percepção dos próprios alunos, efeitos da formação acadêmica recebida. Apresenta a análise da influência de aspectos atitudinais, comunicacionais e físicos na formação desses estudantes na UFOP, verificando em que medida as ações institucionais podem ser consideradas promotoras de inclusão educacional, tendo como referencial teórico a Educação Especial Inclusiva. A obra se destina a todos aqueles que se preocupam com o estabelecimento de estratégias políticas e pedagógicas capazes de possibilitar a todos o direito à educação.
Зміст
Capítulo 1: Inclusão de estudantes com deficiência: perspectiva histórica documental do tema na educação; Capítulo 2: Estado da arte sobre inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: o que dizem as pesquisas científicas; Capítulo 3: O caminho da investigação; Capítulo 4: Experiências de estudantes com deficiência na Ufop.
Про автора
Marcilene Magalhães da Silva: Graduada em Pedagogia, com Especialização em Filosofia (IFAC/UFOP) e Mestrado em Educação (PPGE/UFOP). É técnica em assuntos educacionais da UFOP, integrante do grupo de pesquisa, estudo e extensão Caleidoscópio (UFOP/CNPQ) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe). Coordenadora do projeto de extensão Acessibilidade em Debate (UFOP). Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Margareth Diniz: Graduada em Psicologia (PUCMG), com Mestrado e Doutorado em Educação (UFMG). É professora adjunta da UFOP, coordenadora do Observatório de Pesquisa Educacional (CAPES/FAPEMIG) e do grupo de pesquisa, estudo e extensão Caleidoscópio (UFOP/CNPQ). É integrante do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), do grupo de pesquisa sobre formação e condição docente (PRODOC/UFMG) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância Seção Minas (LEPSI/MG). Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).