‘Inclusão requer mudança de paradigma.’
Nesta obra, Margareth Diniz reflete sobre o trabalho da escola e de educadores com pessoas que apresentam deficiência ou necessidades especiais e sobre o papel que as instituições de ensino precisam assumir nesse contexto educativo. A autora revela, aqui, os principais desafios e avanços educacionais e sugere atividades que permitem a professores e professoras uma apropriação dos princípios e dos eixos da Educação Inclusiva, bem como uma aplicação desses princípios e eixos no cotidiano escolar.
Fundamental para todos os envolvidos com educação, este livro propõe uma leitura ampla das inúmeras questões que atravessam a escolarização de pessoas com deficiência, contribuindo para um processo permanente de formação dos profissionais da educação.
Про автора
Margareth Diniz
É professora Adjunta de Psicologia do Departamento de Educação da UFOP, coordenadora do programa de pesquisa/extensão Caleidoscópio
e integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação, ambos da UFOP. Integra, ainda, o Núcleo de Pesquisa sobre formação e condição docente – PRODOC/Fa E-UFMG e o Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da UFOP, na linha Diversidade, Inclusão e Práticas Educativas. Participou, como coordenadora de tutoria, do curso Educação, Diversidade e Cidadania promovido pelo Núcleo de Psicologia da UFOP, em parceria com a Cátedra Unesco. Tem formação psicanalítica, atuando em pesquisas do campo Psicanálise e Educação, além de pesquisas e extensão que envolvem questões relacionadas a formação docente, diversidade de gênero e sexualidade, raça e etnia e inclusão de pessoas com deficiência, bem como questões que envolvem a relação com o saber e a subjetividade no campo educacional.