Uma turnê de rock vista pelo lado de dentro
Ao longo de três décadas, o baterista, escritor e compositor Neil Peart pensou em escrever um livro sobre ‘a maior jornada de toda minha existência inquietante: a vida de um músico durante uma turnê de rock’. Finalmente, era chegada a hora certa, e a turnê certa… No verão de 2004, depois de três décadas, vinte discos de ouro e milhares de apresentações nos quatro continentes, o Rush embarcou numa turnê mundial para celebrar o trigésimo aniversário da banda. A R30 percorreu nove países, num total de cinquenta e sete shows diante de mais de meio milhão de fãs. De um jeito peculiar, Peart escolheu viajar de um show para o outro de motocicleta, percorrendo 34 mil quilômetros em estradas secundárias e rodovias.
Roadshow traz à tona os esforços hercúleos de uma turnê internacional de grande magnitude, assim como o lado explorador de Peart por estradas, paisagens e cidadezinhas ao longo do caminho. Sua prosa evocativa diverte e leva o leitor para cada show e cada roteiro compartilhando reflexões ao mesmo tempo doces e pungentes engatilhadas pela paisagem que se desdobra infinitamente.
Parte livro de memórias sobre os bastidores da turnê, parte diário com crônicas existenciais sobre suas viagens, Roadshow busca o show perfeito, a refeição perfeita, a estrada perfeita, além de uma satisfação elusiva e pessoal que surge somente diante do reconhecimento de que a viagem em si é o destino final.
Зміст
Prólogo: A História Até Aqui
1 A Estrada Mãe
2 Um Palco é o Mundo Inteiro
3 Estado de Espírito do Meio-Oeste
Про автора
Neil Peart foi compositor e baterista da Rush, a lendária banda de rock canadense. É um dos músicos incluídos no Hall da Fama desde 1993, considerado o melhor baterista do mundo pela revista Rolling Stone. Publicou seu primeiro livro, The Masked Rider: Cycling in West Africa, em 1996, com os relatos de suas viagens de bicicleta por 11 países africanos, lançado em 2016. Também escreveu, entre outros, Ghost Rider – A estrada da cura e Longe e distante e em 2013 estreou na ficção, em coautoria com o escritor Kevin J. Anderson, com o romance Clockwork Angels – Os Anjos do Tempo todos publicados pela Belas Letras.