A obra apresentada sobre protocolos e práticas de inclusão no Ensino Superior é continuidade do volume anterior que apresentou proposições, as quais emergiram de pesquisas que revelaram o esforço e a criatividade para promover cada vez mais a autonomia das pessoas em contexto de inclusão. A educação para a cidadania foi o elemento condutor da construção dos protocolos de inclusão apresentados, frutos da movimentação de estudantes de graduação, mestrandos e docentes do Programa de Ensino em Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe, que gerou esta obra. Nas práticas inclusivas, as atitudes são premissas indissociáveis do processo educativo emancipador. Isto significa que todos os estudantes que adentram no Ensino Superior devem se sentir parte da comunidade acadêmica e ter plenas condições de concluir seu curso. A presente obra tem como objetivo compartilhar com a comunidade reflexões, experiências e protocolos, construídos e em constante processo de mudança, que têm como pano de fundo a temática da inclusão no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, em uma perspectiva solidária e emancipatória.
Про автора
PATRICIA MARIA FORTE RAULI
Graduada em Psicologia pela UFPR. Mestra em Educação pela PUCPR. Doutora em Educação pela PUCPR. Embaixadora da Paz pela ODAEE. Diretora Geral das FPP. Presidente do colegiado do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente das FPP.
MARIA CECILIA DA LOZZO GARBELINI
Graduada em Ciências Biológicas pela UFPR. Mestra em Biologia Celular e Molecular pela UFPR e Doutora em Ciências pela USP. Professora titular das FPP. Orientadora no programa de mestrado Ensino nas Ciências da Saúde das FPP.
LEIDE DA CONCEIÇÃO SANCHES
Graduada em Ciências Sociais e em Direito pela PUCPR. Mestra e doutora em Sociologia pela UFPR. Professora do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde nas FPP. Professora visitante do ISFIT em Timor Leste.