Você já se imaginou fardado, em serviço, com uma arma de fogo nas mãos e diante de um cidadão infrator também armado, tendo milésimos de segundo para tomar uma decisão em utilizar sua arma para defender a própria vida ou a de um terceiro? Essa é a realidade crucial no momento de um confronto armado.
Para que policiais e demais agentes de segurança pública possam sair vivos e com sucesso em um confronto armado, é preciso treinar, e tal treinamento deve estar alinhado à realidade dos confrontos armados possíveis de serem encontrados.
A Polícia Militar de Minas Gerais mantém um treinamento básico de tiro policial, realizado a cada dois anos para todos os seus integrantes. Porém, esse treinamento estaria alinhado à realidade dos confrontos armados e em conformidade com as características de tais confrontos no referido estado?
A obra analisou o treinamento realizado na instituição desde o ano de 2002 até o ano de 2017 e buscou encontrar qual nível de conformidade do treinamento de tiro diante das características dos confrontos armados ocorridos no estado de Minas Gerais, em termos de distâncias, quantidade de disparos, quantidade de oponentes, técnicas e táticas utilizadas.
Foram encontrados dados importantes e desenhada a realidade dos confrontos armados em Minas Gerais, e tais dados foram importantes para levar à reflexão sobre o treinamento de tiro realizado pela PMMG e a necessidade de possíveis aprimoramentos.
Про автора
Nascido em Conselheiro Pena, MG, iniciou carreira policial militar em 2002 na cidade de Governador Valadares e, mais à frente, seguiu para Belo Horizonte, onde teve acesso a outras oportunidades de estudos e ascenção na carreira. Atualmente é Capitão da Polícia Militar de Minas Gerais, dedica-se ao ensino e treinamento de armamento, tiro e técnica policial. Graduado em Ciências Militares – ênfase em defesa social, bacharel em Admininstração de Empresas e mestrando em Negócios Internacionais.