Ao tratar a temática das diferenças da perspectiva de algumas de suas manifestações na escola, esse livro busca ressaltar os aspectos positivos do trabalho que é desenvolvido tendo as diferenças por mote da ação educativa.
Alguns dos textos aqui reunidos refletem vivências dos autores em seu esforço de questionamento, de estranhamento do vivido e do pensado, no sentido de potencializar suas experiências extraindo outras possibilidades de escola, de professor e de vida.
Os textos – sobre os negros e a temática racial, os homossexuais e as questões de gênero, as crianças pequenas e suas alternativas de escola, o ofício do professor e as concepções de ensino, além do relato sobre um documentário realizado em São Paulo – revelam cenas discriminatórias e retratos intoleráveis da tentativa de subalternização dos diferentes, ao mesmo tempo em que projetam outras possibilidades.
As mudanças que vêm ocorrendo desde as últimas décadas do século XX causaram impacto no sistema educacional, anunciando sua crise, questionando sua organização e sua eficácia social. Esse livro é um convite para a discussão de um outro itinerário de escola e de educação. – Papirus Editora
Table of Content
APRESENTAÇÃO
Anete Abramowicz e Valter Roberto Silvério
1. DELEUZE E A EDUCAÇÃO
Peter Pál Pelbart
2. UM CORPO ESTRANHO NA SALA DE AULA
Richard Miskolci
3. PESQUISA E LUTA POR RECONHECIMENTO E CIDADANIA
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
4. MINORIAS, DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA, PRECONCEITO, MISÉRIA… DA TRAGÉDIA COTIDIANA A UMA ÉTICA DA ALTERIDADE
Miriam Chnaiderman
5. TAL INFÂNCIA. QUAL CRIANÇA?
Anete Abramowicz e Diana Levcovitz
6. A (RE)CONFIGURAÇÃO DO NACIONAL E A QUESTÃO DA DIVERSIDADE
Valter Roberto Silvério
About the author
Anete Abramowicz (org.) é socióloga e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem se dedicado à temática da educação e da diferença e coordena um grupo de pesquisa sobre a criança, a infância e a educação infantil. É coautora de vários livros entre eles: Para além do fracasso escolar (Papirus, 2002) e Educação e pesquisa: Diferentes percursos, diferentes contextos (Ri Ma, 2004); é autora do livro: A menina repetente (Papirus, 2001) e de vários artigos em periódicos e livros.
Valter Roberto Silvério (org.) é sociólogo e professor de sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem se dedicado ao estudo das relações étnico-raciais, especialmente entre negros e brancos no Brasil e na diáspora africana no Novo Mundo. Autor de vários artigos em livros e periódicos, organizou De preto a afro-descendente: Trajetos de pesquisa sobre relações étnico-raciais no Brasil (Edufscar, 2003), Educação e ações afirmativas: Entre a injustiça simbólica injustiça econômica (Inep/MEC, 2003) e o dossiê ‘Relações Raciais’ da revista Teoria e Pesquisa nos 42 e 43 do Programa de Pós-graduação do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar.