Cinco escritores. Cinco histórias de família e de memórias. Cinco lugares de origem: Portugal, Japão, África, Líbano e Brasil. Ficção e realidade se cruzam para resgatar histórias seculares especialmente para o jovem leitor. Venha se deliciar com essas narrativas sobre as raízes de cada um, seus antepassados e as conexões familiares que nos unem. Afinal, todos nós temos uma história de origem, seja recente ou longínqua. Qual é a sua?
Giới thiệu về tác giả
Alexandre de Castro Gomes nasceu em 1969, no Rio de Janeiro. É especialista em literatura infantil e juvenil, já tendo escrito e lançado mais de 30 livros no Brasil e no exterior. Foi presidente eleito e reeleito da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). Teve títulos selecionados para programas de compras de governos, foi convidado para as maiores feiras de livros do país e recebeu o Selo de Distinção Cátedra 10 (Excelência em LIJ) pela Cátedra de Leitura da UNESCO / PUC-Rio, além de outros prêmios. Foi o idealizador e o curador das duas primeiras edições do Prêmio AEILIJ, organizou e editou anuários e antologias, manteve uma coluna literária mensal e criou o Blogão. Viaja o Brasil com as oficinas literárias Quero Ser Autor, dá palestras, faz curadoria de eventos e administra um site: www.alexandredecastrogomes.com.
e…
André Kondo nasceu em Santo André, São Paulo. Pós-graduado em Comércio pela University of Sydney, morou na Austrália e no Japão e viajou por mais de 60 países em busca de inspiração para a sua escrita. Possui 10 livros publicados. Dos seus livros, nove já foram premiados, um deles já tendo sido finalista do Prêmio Jabuti. Recebeu mais de trezentos prêmios literários nos mais variados gêneros, com alguns textos traduzidos para o japonês. Para saber mais, acesse: www.andrekondo.com.
e…
Eliane Potiguara nasceu em 1950, no Rio de Janeiro. Formada em Letras e Educação/UFRJ, é escritora e professora.
É de origem potiguara, fundadora da primeira organização de mulheres indígenas no país (GRUMIN/Grupo Mulher-Educação Indígena) e coparticipante da criação e evolução do Movimento Indígena Brasileiro.
Foi eleita uma das 10 mulheres do ano no Brasil (1988), participou da elaboração da Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra, recebeu o título de Cidadã Internacional pela Comunidade Bah’ai, é escritora e foi premiada pelo Pen Club da Inglaterra pelo seu livro A Terra é a Mãe de Índio. É embaixadora da Paz pelo Círculo de poetas e escritores da França e Suiça. e autora de Metade Cara, Metade Máscara. Para saber mais, acesse: www.elianepotiguara.org.br.
e…
Luis Eduardo Matta nasceu no Rio de Janeiro, em 1974. Possui mais de 20 livros publicados entre romances, livros infantojuvenis e participações em antologias de contos. Estreou na literatura em 1993, aos 18 anos, com um thriller e a partir de 2007, passou a escrever também para jovens.
Além de livros, tem diversos artigos publicados, boa parte abordando a questão da formação de leitores e a popularização da leitura no mundo contemporâneo. Durante cinco anos, foi colunista da revista eletrônica Digestivo Cultural e visita periodicamente escolas de todo o país ministrando palestras e participando de eventos e feiras. Para saber mais, acesse: www.lematta.com.
e…
Sonia Rosa nasceu em 1959, no Rio de Janeiro, onde vive até hoje. É mestre em Relações Étnicos Raciais, pedagoga a e professora. Adora conviver com crianças. Tenho mais de 40 livros publicados para o público infantil. Alguns deles foram adotados por diversas escolas públicas brasileiras, outros ganharam o mundo e foram editados em outros países.
Escreve literatura negra afetiva há mais de 20 anos. Em suas histórias, os personagens negros estão sempre em protagonismo, algo que autora considera muito importante. Alguns de seus livros já foram agraciados com o selo Altamente Recomendável da FNLIJ. E, ao longo dos anos, teve algumas bibliotecas batizadas em seu nome. Para saber mais, acesse: www.escritorasoniarosa.com.br