Este livro, que se segue ao primeiro volume de Psicopatologia lacaniana: semiologia, agora voltado à nosologia, prossegue com o projeto iniciado há mais de três anos e que resultou da parceria entre a Autêntica, os organizadores do volume e a Escola Brasileira de Psicanálise. Ele trata do sofrimento humano. Busca apreendê-lo em suas sutilezas, complexidades e estranhezas, mesmo as mais terríveis. Os autores aqui reunidos impõem-se o desafio de lidar com o adoecer sem deixar de lidar igualmente com a experiência subjetiva desse adoecimento. Recusam-se, portanto, a reduzir o viver humano da dor a modelos que excluam seu sujeito.
Enfatizar a importância da palavra e da lógica num mundo onde a dimensão do propriamente humano muitas vezes quase se esvai uma vez que se o aborde apenas pelo quantitativo e pelo orgânico é a direção que a psicanálise, como a veiculada neste livro, aponta-nos e nos convida a percorrer. Nestas páginas, a psicanálise lacaniana se expõe didaticamente, no melhor sentido do termo – com simplicidade e precisão, de forma direta e ordenada e com os ganhos de saber provenientes da aplicação da psicanálise ao estudo da doença mental.
Giới thiệu về tác giả
Antônio Teixeira
Psicanalista e professor na UFMG, onde leciona no Departamento de Psicologia. É mestre em Filosofia Contemporânea pela UFMG e doutor em Psicanálise pela Universidade Paris 8. É autor de Os topos ético da psicanálise (1999) e A soberania do inútil (2007), entre outras publicações. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, é também conselheiro da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia.
Márcia Rosa
Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Pós-Doutora em Psicanálise (Université Paris 8); Doutora em Literatura Comparada (UFMG). Psicóloga. Professora na Pós-Graduação em Psicologia (UFMG). Autora dos livros: Fernando Pessoa e Jacques Lacan: constelação, letra e livro (2011); Por onde andarão as histéricas de outrora? Um estudo lacaniano sobre as histerias (2019).