Este livro trata de um universo ambíguo, o universo do corpo. Falar desse universo não é outra coisa senão falar do humano. Mas é falar a partir da centralidade do corpo na vida humana, na construção sensível da existência marcada na carne, testemunha de memória. É pensar o humano a partir das práticas culturais voltadas ao corpo, sobre as formas como os seres humanos constroem seus modos e costumes, seus valores, suas técnicas corporais, suas práticas de alimentação, saúde, sexo, educação. […] É pensar como construímos uma trajetória que nos colocou, paradoxalmente, na condição de sujeito e objeto do conhecimento, numa atitude que lembra a esquizofrenia de uma dupla pertença que nos marca, sobretudo nesses últimos séculos no Ocidente.
[…]
Um livro constituído por um olhar aos humanos a partir das chamadas ciências humanas. Um olhar mais apurado, um mergulho mais profundo nos conhecimentos disponíveis em diferentes campos para esboçar uma compreensão do lugar central ocupado pelo corpo na sociedade contemporânea.
[…]
Convido o leitor a passear por estes textos, permitir-se refletir acerca destas idéias e imagens que estes pesquisadores nos propõem… Talvez, compreendendo melhor o corpo, possamos compreender melhor o que nos tornamos, cada um de nós e nosso gênero humano, tão maravilhoso quanto terrível; e ajude-nos a decidir, cada um de nós e nosso gênero humano, sobre o futuro que queremos construir.
[excertos do Prefácio de Ana Márcia Silva]
Giới thiệu về tác giả
CARMEN LUCIA SOARES: É professora titular da UNICAMP. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo (1990) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1977). Realizou Pós-Doutorado na Université de Montpellier III, França e na PUC de São Paulo – na área de História, sob a supervisão da Profa. Dra. Denise Bernuzzi de Sant’Anna, em 2007. Entre 2012 e 2014 foi coordenadora da Linha de Pesquisa Educação e História Cultural (2012-2014) do Programa de Pós Graduação em Educação da UNICAMP, onde atua como professora permanente desde 1998. No momento é vice coordenadora da mesma Linha de pesquisa. É pesquisadora do CEDRHE – Centre d’Études, de Documentation et de Recherche en Histoire de lÉducation de l’Université de Montpellier, França, desde 2005.