Escrevi este texto para apresentar às crianças um pouco dos medos e das alegrias que senti quando criança, ao ter de ir para a escola pela primeira vez. Mas escrevi também para dizer que, ao chegar lá, os medos diminuíram e aumentaram as alegrias, porque eram grandes e luminosas as novidades que a escola apresentava para mim. Fernanda Rodrigues leu nas entrelinhas desse texto e o ilustrou de maneira sensível e delicada. Apreciem o texto… e a escola! — Dejanira Rainha
Giới thiệu về tác giả
DEJANIRA RAINHA SANTOS MELO é professora, poeta e idealizadora do projeto social ‘Biblioteca social afro-indígena meninas do subúrbio’. É bacharel em letras vernáculas e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. É especialista em gestão educacional pela Universidade Salvador (UNIFACS). É professora concursada da Rede Municipal de Salvador desde 2000. Apaixonada pelos livros e pela poesia, tem tido o prazer de conduzir jovens e crianças a fazer essa viagem pelas letras desde que se tornou professora.
@dejanirarainha.poeta
FERNANDA RODRIGUES é uma jovem mulher negra nascida em Curitiba. Ilustradora e artista visual autodidata, já ilustrou livros infantis e infantojuvenis, revistas, campanhas publicitárias e produtos. Seu trabalho autoral vem por meio da perspectiva e da poesia, dos amores e sabores, tudo para representar e ilustrar o cotidiano e tudo o que possa imaginar. No papel, ela pode sonhar. Sua arte autoral está toda exposta nas redes sociais e pode ser encontrada facilmente em @ferilustra.