Este livro é um dos mais extraordinários relatos sobre a Segunda Guerra Mundial. Um trabalho de reconstituição histórica impecável e empolgante que descreve detalhadamente a atmosfera, a movimentação, os dramas e os personagens que protagonizaram a grande epopeia da luta pela libertação de Paris. Escrita originalmente na década de 1960 e tendo vendido mais de 20 milhões de exemplares em todo o mundo, esta é uma leitura de tirar o fôlego, que se baseia em depoimentos vívidos de sobreviventes e protagonistas da batalha de Paris, tanto do lado aliado como do lado alemão. Essas centenas de histórias memoráveis, todas verdadeiras, mostram o dramático e emocionante cotidiano de homens e mulheres que estiveram por quase cinco anos submetidos ao terror nazista. Em sua maioria trata-se de pessoas comuns que, na dura realidade da guerra, assumem papéis de vilões, traidores, heróis ou mártires.
Giới thiệu về tác giả
Dominique Lapierre (1931-2022) nasceu na França, mas passou boa parte da juventude nos Estados Unidos. Estudou economia no Lafayette College na Pennsylvania e viajou pelo mundo todo. De volta à França, integrou o exército francês. Em 1954 conheceu Larry Collins, soldado americano formado em Yale que também tinha sido convocado. Após o serviço militar, os dois resolveram juntar forças para contar a história da libertação da capital francesa. ‘Paris está em chamas?’ (1965) se tornou um best-seller mundial, sendo publicado em mais de trinta países. Em coautoria, escreveram outras obras de reportagem, entre as quais ‘Ó Jerusalém’ (1972), sobre o nascimento do Estado de Israel, e ‘Esta noite a liberdade’ (1975), sobre a independência indiana, além de romances como O quinto cavaleiro (1980). Lapierre é autor de vários outros livros, incluindo ‘La cité de la joie’ (1985), que, como ‘Paris está em chamas?’, foi adaptado para o cinema.
Larry Collins (1929-2005) nasceu em Connecticut, nos Estados Unidos. Estudou na Universidade de Yale. Na década de 1950, dirigiu os escritórios da United Press em Roma, Beirute e Paris, e foi correspondente da revista Newsweek. Além dos livros escritos em parceria com Dominique Lapierre, é autor dos romances ‘O fio da meada’ (1989) e ‘Jogando com a morte’ (1985).