DUAS VIDAS – UM GRITO SILENCIOSO PELA PAZ – um livro sobre a guerra do Líbano – a história verdadeira de uma brasileira – Maria Helena – que se casa com um libanês muçulmano e vai morar em Beirute. Enquanto está em lua de mel, no navio que leva o casal para o Líbano, inicia-se a guerra, que vai durar mais de 16 anos. Ela cria seus filhos em meio às guerras, sobrepondo o amor a todas as guerras individuais e coletivas.
O livro descreve não apenas a história da vida da personagem brasileira, que se converte ao islamismo, mas existe uma contrapartida de outra brasileira, residente no Sul do Líbano. Cristã e pró-Israel, ela é responsável por esclarecer o ponto de vista oposto ao da personagem central, pró-Síria.
Naquela época – fins dos anos 90, o Sul do Líbano era dividido do restante do País, com inúmeros postos de fiscalização. No meio das montanhas de pedras, chega-se a um posto ocupado pelo Exército Israelense. É o local de maior conflito e interesse. Do lado de Israel, pela necessidade de proteger suas fronteiras e seu povo. Do lado Libanês, pela luta por sua soberania e manutenção da integridade de seu território.
A região é vigiada – até hoje – por lunetas, satélites e cada morador – não duvide – tem a sua vida acompanhada de acordo com suas ligações religiosas e políticas. Os exércitos da Síria, de Israel, do Líbano e do Sul do Líbano se vigiam e convivem entre si e com os Hazbollahs. São cinco exércitos diferentes!
Em meio às guerras, em cada época diferente e com aliados externos – Irã, Iraque, Síria, Israel, Jordânia, Egito – a personagem central vive seu drama pessoal, tendo os filhos, criando-os e mantendo sua força interior, que dá a ela uma condição à parte da conturbada história das guerras no Oriente e em seu próprio valor perante a família em Beirute Ocidental, dominada pelos muçulmanos xiitas, apesar de a família ser muçulmana sunita.
Convivendo pessoalmente com os personagens da História Mundial – a exemplo de Yasser Arafat, Hafik Hariri, Bachir Gemayel e Michel Aoun, dentre outros, Maria Helena acompanhou cada fase das guerras, enquanto enfrentava as próprias guerras contra a discriminação por ser estrangeira, por ser mulher. Com seu jeitinho brasileiro, Maria Helena traduz os valores, sentimentos e discriminações do mundo árabe. Emoção, informação e heroísmo traduzem a sua vida.
Giới thiệu về tác giả
Dorinha Aguiar é jornalista profissional. Trabalhou no Estado de Minas e Diário da tarde, nas editorias de Polícia, Geral e Cultura. Escreveu sobre temas científicos, de energia nuclear a doenças profissionais; culturais, do Ouro sem brilho de Raposos à literatura.
Foi editora de revistas e jornais em Minas. Desde 1998, escreve biografias, registrando histórias orais e contextualizando-as na História da Humanidade. É o caso do Duas Vidas – um grito silencioso pela paz, a história de uma brasileira que se casa com um muçulmano no Brasil e vai para o Líbano, onde enfrenta 16 anos de guerra. Veja mais em https://www.linkedin.com/pulse/duas-vidas-um-grito-silencioso-pela-paz-uma-nas-guerras-aguiar/
São histórias altruístas, sempre se dedicando ao crescimento pessoal, uma contribuição do jornalista. Com mais de 40 mil livros distribuídos gratuitamente, acredita que cada um tem muito para acrescentar em experiência de vida para o mundo, bastando a decisão de compartilhar.
Agora a jornalista lança um novo formato de livro – o videolivro, para ler, assistir e ouvir pela TV, computador, tablet e celular, a fim de motivar os adultos a lerem com as crianças, com a emoção de uma história escrita, falada e vista, ao mesmo tempo em que utiliza de ferramentas da neurociência para habilitar o cérebro a reconhecer a palavra com seu significado.
Nessa primeira coleção, As 7 Virtudes – Histórias do Ranchinho do Gavião, a autora motiva pais e educadores a conversar com suas crianças sobre as emoções e os valores – e sobre os sentimentos decorrentes. Os videolivros são ferramentas para educar as crianças para a vida, com integridade, individualidade, respeito, valores e autocontrole. Saiba mais em https://www.linkedin.com/pulse/agora-é-exigência-habilidades-socioemocionais-na-escola-aguiar/ e http://www.youtube.com/c/Dorinha Aguiar Autora
Dorinha Aguiar também estudou design na Universidade do Estado de Minas Gerais, aplicando seus conhecimentos em sua produção editorial.
Apaixonada pelo meio ambiente, possui livros e projetos para a preservação ambiental e para a preservação da saúde. Foi premiada no Furnas Ouro Azul com o Guardiões do Rio – programa de Educação Ambiental Infantojuvenil.