‘Sei que a perversidade é um dos instintos primitivos do coração humano – uma das faculdades ou sentimentos primários indivisíveis que orientam o caráter do Homem.’
O Gato Preto traz uma crítica sobre a natureza humana e sobre a escuridão presente nos homens, que manifesta-se, principalmente, no desejo pela violência – física ou emocional. Um homem, que durante toda a vida recebeu críticas por ter um bom coração, termina por apegar-se mais aos animais do que aos humanos. Entre todos os bichos, um gato preto chamado Plutão é o seu favorito. Com o passar dos anos, o temperamento do homem se degenera, a afeição que antes sentia pelo gato transforma-se em raiva, e com ela surge no homem o gosto pela violência e pelos maus tratos. Em certo momento, tomado pelo ódio, o homem mata o gato. Arrebatado de culpa, vai para um bar e encontra um gato semelhante ao que assassinou. Para se redimir do que fez, resolve levar o novo gato para casa. Contudo, algo perturbador acontece e o homem precisará enfrentar uma prova de fogo. Nesse livro você vai encontrar essas e outras histórias de Edgar Allan Poe.
Giới thiệu về tác giả
Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, crítico literário e editor norte-americano. Autor do famoso poema ‘O Corvo’. Escreveu contos sobre mistério, inaugurando um novo gênero e estilo na literatura.
Edgar Allan Poe nasceu em Boston, nos Estados Unidos, no dia 19 de janeiro de 1809. Filho de atores ambulantes, quando tinha um ano, o pai deixou a casa e, no ano seguinte a mãe faleceu. Com dois anos foi adotado por um rico comerciante escocês. Fez seus primeiros estudos em Glasgow, na Escócia, e em um internato em Londres, onde a família se estabeleceu.
Em 1820 já estava de volta aos Estados Unidos onde continuou os estudos em uma escola de Richmond, Virgínia. Em 1823 escreveu seus primeiros poemas. Em 1826 ingressou na Universidade de Virgínia. Nessa época envolveu-se com o jogo e o álcool. Tinha uma relação conflituosa com o pai adotivo.