Nascida em Rio Claro, no interior do estado de São Paulo, Floriza Barboza Ferraz (1874-1973) fazia parte de uma tradicional família da elite rural paulista. Filha de Antônio Barboza Ferraz, natural de Campinas, e de Ambrosina Ferraz de Campos, nascida em Capivari, Floriza casou-se em 1893 com Antônio Silveira Corrêa. Em Páginas de recordações , descreve o lento e árduo trabalho de constituição de sua fazenda do Engenho, no município de Lençóis Paulista, e relata as dificuldades do desbravamento daquela região na virada do século XIX para o XX, revelando a importância do trabalho feminino na implantação das fazendas de café no sertão paulista.
Marina de Mello e Souza é professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, autora de vários artigos publicados em revistas acadêmicas e de divulgação e dos livros Paraty: a cidade e as festas; Reis negros no Brasil escravista; História da Festa de Coroação de Rei Congo; África e Brasil africano (vencedor do prêmio Jabuti na categoria didáticos e paradidáticos em 2007), e Além do visível: poder, catolicismo e comércio no Congo e em Angola (séculos XVI e XVII). Atualmente faz pesquisa sobre a adoção de elementos católicos e portugueses pelos agentes do poder no Congo, nos séculos XVIII e XIX.
1 Ebooks bởi Floriza Barboza Ferraz
Floriza Barboza Ferraz: Páginas de recordações
Nascida em Rio Claro, no interior do estado de São Paulo, em 1874, Floriza Barboza Ferraz fazia parte de uma tradicional família da elite rural paulista. Até o início da adolescência, teve ao lado do …
EPUB
tiếng Bồ Đào Nha
DRM
€8.49