Contemporâneo e sucessor literário de Alexandr Púchkin, Mikhail Yúrievitch Lêrmontov (1814-1841) nasceu numa antiga família fidalga de ascendência escocesa. Órfão de mãe na primeira infância, foi criado pela avó materna, a fazendeira Yelisaveta Arsênieva. Ao estudar, por algum tempo, na Universidade de Moscou, formou-se por uma prestigiosa escola militar e se tornou oficial de um dos regimentos mais brilhantes da Guarda Imperial. O poema A Morte de Um Poeta, escrito em 1837, inspirado pelo fim trágico de Púchkin e voltado contra a elite dominante e o governo do Império Russo, provocou uma mudança drástica em sua vida. Transferido para as tropas que operavam no Cáucaso recém conquistado pelos russos, Lêrmontov ficou lá até sua morte precoce e absurda. Assassinado num duelo, por um dos seus desafetos pessoais, entrou na História como um poeta rebelde de cunho byroniano e, ao mesmo tempo, um dos maiores líricos de expressão russa. Seus poemas ex-
tensos, tais como O Prisioneiro do Cáucaso (1828), Canto do Mercador Kaláchnikov (1837), O Demônio e Mtsyri (ambos de 1839), assim como seu drama em verso A Mascarada (1835) e seu romance Herói da Nossa Época (1840), garantiram-lhe um lugar de honra no panteão das letras pátrias.
1 Ebooks bởi Frederico Machado
Mikhail Lermontov: Herói da Nossa Época
O romance Herói da Nossa Época foi escrito por Mikhail Lêrmontov na década de 1830. A par da famosa Confissão de um Filho do Século, de Alfred de Musset, este livro enxuto, mas admirável em plena ace …
EPUB
tiếng Bồ Đào Nha
DRM
€10.99