A espiritualidade do padre diocesano fundamenta-se em Jesus Cristo, o Bom Pastor, como modelo da caridade pastoral. Na paróquia, ele desenvolve esta predileção amorosa com o povo de Deus, na graça do Espírito Santo. A inserção do padre diocesano em sua comunidade e, por sua vez, na diocese – por meio da incardinação, isto é, pelo vínculo jurídico, espiritual e esponsal assumido, em plena comunhão com o bispo, o presbitério e o povo de Deus – configura a diocesaneidade. O padre diocesano, no exercício de sua diocesaneidade, busca atualizar a sua vida em conformidade com Jesus, Mestre e Senhor, esvaziando-se de si mesmo (cf. Fl 2, 6-8), procurando viver os mesmos sentimentos dele (cf. Fl 2, 5), a ponto de também poder afirmar: ‘Eu vivo, mas já não sou eu quem vivo, pois é Cristo que vive em mim’ (Gl 2, 20). É a realização plena do sacramento do batismo, no qual Cristo nos faz novas criaturas, sendo que o presbítero é chamado a ser modelo e pai para toda a comunidade paroquial, assim como Jesus fez aos discípulos. Nisso consiste sua espiritualidade e seu carisma fundamental.
Giới thiệu về tác giả
HUMBERTO ROBSON DE CARVALHO pertence ao clero diocesano da arquidiocese de São Paulo (pároco da paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, região episcopal Santana). É mestre em Educação; especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia; graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia; e coordenador da Pós-Graduação em Catequese e Espiritualidade do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Coordenador Pastoral do Setor Tucuruvi.
FERNANDO LORENZ pertence ao clero diocesano da diocese de Dourados – MS (pároco da paróquia São João Batista). Especialista em Liturgia, graduado em Filosofia e Teologia. Assessor eclesiástico da Comissão Diocesana de Liturgia, coordenador da Escola Diocesana de Liturgia e membro da Comissão Diocesana de Formação para leigos.