Este livro sobre a avaliação em creches é produto de pesquisa realizada na rede municipal italiana juntamente com universidades italianas. As bases teóricas que fundamentam os estudos aqui apresentados contemplam o ser humano no momento de sua vida em que ainda não fala, não anda, nem lê, nem escreve. No entanto, comunica-se e manifesta-se, está construindo todas as dimensões humanas e produzindo saberes, as culturas infantis. Estas bases teóricas permitem uma análise das creches pesquisadas indo além da abordagem cognitivista tão presente na formação de nossas educadoras-professoras de educação infantil. A construção de uma pedagogia da infância está em curso. A Itália aqui neste livro nos mostra como está fazendo a sua pedagogia da escuta, a pedagogia das relações, a pedagogia das diferenças para a educação das crianças pequenininhas. Nós, brasileiras que também estamos nesta trajetória, temos aqui uma referência e uma metodologia, jamais um modelo (o que destruiria toda a abordagem italiana) para a construção de nossa pedagogia macunaímica para além do cognitivismo. Trata-se, portanto, de uma leitura profícua para as monitoras, auxiliares de desenvolvimento infantil, professoras de desenvolvimento infantil, recreacionistas, educadoras, professoras, pedagogas, enfim, para todas e todos profissionais docentes de educação infantil. Nesta 2ª edição revista, temos o posfácio elaborado por Nélia Aparecida da Silva – revisora técnica ao lado de Elisandra Girardelli Godoi –, que ressalta a importância da leitura deste livro, o qual não propõe uma avaliação nacional, mas uma avaliação formativa neste momento de riscos atravessado pela educação infantil com o uso indiscriminado da avaliação em larga escala na área educacional. O posfácio traz o ‘Manifesto indignado do FPEI: avaliar para quê? E para quem?’, contra a avaliação de crianças pequenas, feito pelo Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI). [Ana Lúcia Goulart de Faria; Professora doutora da Faculdade de Educação da Unicamp, Revisora técnica da 1ª edição, Coordenadora geral da 2ª edição]
Giới thiệu về tác giả
Ana Lúcia Goulart de Faria: Professora aposentada colaboradora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordeno o grupo de pesquisas Gepedisc linha culturas infantis (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural).
Zeila de Brito Fabri Demartini: Professora colaboradora da pós-graduação em educação da Unicamp (Gepedisc), pesquisadora do Centro de Estudos Rurais e Urbanos da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do CNPq e professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade Metodista de São Paulo.
Patrícia Dias Prado: Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), na área da Educação Infantil. Membro do Grupo de Estudos: Artes, Ciências Sociais e Infância. Professora convidada do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (Gepedisc) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-Unicamp), Subgrupo Educação Infantil.