Projeto de um Romance, Sanditon, Os Watsons, Os Capítulos Originais de ‘Persuasão’: Juntas, estas quatro obras – dois fragmentos de romances inacabados, um esboço para um novo romance e os capítulos originais de um dos seus grandes romances – revelam o desenvolvimento de Jane Austen como uma grande artista e escritora. Escrito por volta de 1804, deixado inacabado, terminado por sua sobrinha Catherine Hubback e publicado na metade do século XIX, com o título The Younger Sister, provavelmente abandonado após a morte dos pais da escritora, ‘OS WATSONS’ é uma tentadora e altamente deliciosa história cuja vitalidade e otimismo centram-se sobre as perspectivas conjugais das irmãs Watson em uma pequena cidade provincial. ‘SANDITON’, iniciado sob o título The Brothers, em 1817, deixado incompleto e publicado em 1925, foi o último romance escrito por Jane Austen, situado em uma cidade à beira-mar e seus temas dizem respeito à nova sociedade de consumo especulativo e prenunciam as grandes convulsões sociais provenientes da Revolução Industrial. ‘PROJETO DE UM ROMANCE’ é um trabalho curto, de cunho satírico, escrito provavelmente em maio de 1816. Foi publicado em forma completa pela primeira vez por R. W. Chapman em 1926, tendo aparecido alguns extratos, em 1871. Considera-se que nesta obra, temos o relato mais importante do que Jane Austen entendia como sendo seus objetivos e sua visão pessoal como romancista. Nos Capítulos Originais de ‘PERSUASÃO’ podemos aprender mais sobre o consumado talento artístico de Jane Austen e seus maravilhosos poderes de autocrítica; e que prova – de forma incontestável – o padrão de perfeição no qual ela insistia em todos os aspectos. Pois esse é de fato uma parte do rascunho final, acabado: o romance completo que, quando ela o escreveu, deixara-a satisfeita e tinha sido planejado para publicação. Mesmo assim, continuou a ser objeto de cuidadosa meditação, e as reflexões de uma noite a convenceram de que ainda poderia ser melhorado adiante.
Giới thiệu về tác giả
JANE AUSTEN (1775-1817), escritora inglesa proeminente, considerada geralmente como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare. Ela representa o exemplo de escritora cuja vida protegida e recatada em nada reduziu a estatura e o dramatismo da sua ficção.
Nasceu na casa da paróquia de Steventon, Hampshire, Inglaterra, tendo o pai sido sacerdote e vivido a maior parte de sua vida nesta região. Ela teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, com a qual era muito íntima. O único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço feito por Cassandra, que se encontra hoje na Galeria Nacional de Arte (National Gallery), em Londres. Seus irmãos, Frank e Charles, serviram na marinha britânica, alcançando o posto de almirantes.
Em 1801, a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade. A ‘cottage’ em Chawton, onde Jane Austen viveu, hoje abriga uma casa-museu. Jane Austen nunca se casou: teve uma ligação amorosa com Thomas Langlois Lefroy que não evoluiu; foi noiva ainda de um rapaz muito mais novo que ela, Harris Bigg-Wither, mas mudou de opinião no dia seguinte ao do noivado.
Tendo-se estabelecido como romancista, continuou a viver em relativo isolamento, na mesma altura em que a doença a afetava profundamente. Pensa-se que ela pode ter sofrido do Mal de Addison (doença que atinge as glândulas suprarrenais), Linfona de Hodgkin ou mesmo de tuberculose bovina. Viajou até Winchester para procurar uma cura, mas faleceu ali, aos 41 anos, sendo sepultada na catedral da cidade.
A fama de Jane Austen perdura através dos seus seis melhores trabalhos: ‘Razão e Sensibilidade’ (1811), ‘Orgulho e Preconceito’ (1813), ‘Mansfield Park’ (1814), ‘EMMA’ (1815), ‘The Elliots’, mais tarde renomeado como ‘Persuasão’ (1818) e ‘Susan’, mais tarde renomeado como ‘A Abadia de Northanger’ (1818), publicados postumamente. ‘Lady Susan’ (escrito entre 1794 e 1805), ‘The Brothers’ (iniciado em 1817, deixado incompleto e publicado em 1925 com o título ‘Sanditon’) e ‘Os Watsons’ (escrito por volta de 1804 e deixado inacabado; foi terminado por sua sobrinha Catherine Hubback e publicado na metade do século XIX, com o título ‘The Young Sister’) são outras de suas obras.
Deixou ainda uma produção juvenília (organizada em três volumes), uma peça teatral, ‘Sir Charles Grandison or The Happy Man: A Comedy in Six Acts’ (escrita entre 1793 e 1800), poemas, registros epistolares e um esquema para um novo romance, intitulado ‘Plan of a Novel’.