Júlia Lopes de Almeida foi uma escritora, dramaturga, jornalista, cronista, abolicionista e feminista brasileira. Ela participou das primeiras reuniões para a fundação da ABL – Academia Brasileira de Letras, mas não pode integrá-la pelo fato de ser mulher, não obstante sua importante produção literária. Entre romances, peças e contos.Júlia Lopes de Almeida tem uma vasta obra publicada, Júlia Lopes de Almeida – Essencial é composta por três de seus romances mais emblemáticos e famosos: ‘A Viúva Simões’ (1897), ‘A falência’ (1901), ‘A Intrusa’ (1908). São romances de forte impacto, em função da época em que foram escritos e que ainda surpreendem e encantam o leitor. Julia Lopes de Almeida faz parte da série Escritoras do Mundo da Le Books Editora.
Giới thiệu về tác giả
Júlia Lopes de Almeida, escritora brasileira, nasceu em 24 de setembro de 1862, no Rio de Janeiro. Ainda criança, mudou-se com a família para Campinas. Em 1886, viajou para Portugal. Nesse país, casou-se com o escritor português Filinto de Almeida (1857-1945) e publicou seu primeiro livro: Traços e iluminuras. No Brasil, escreveu para vários periódicos, atividade incomum para mulheres da época, e foi a única mulher entre os idealizadores da Academia Brasileira de Letras, apesar de ter sido impedida de ocupar uma cadeira nessa instituição.
Considerada uma escritora com ideias avançadas para a sua época, já que defendia a abolição da escravatura, a república, o divórcio, a educação formal de mulheres e os direitos civis, Júlia Lopes de Almeida é associada ao realismo e ao naturalismo Assim, a contista, romancista, cronista e dramaturga fez sucesso em sua época.