Todos sabemos ser impossível catalogar a dor da perda, mas numa escala imaginária de sofrimento humano a morte de um filho certamente ocuparia o primeiro lugar. Do desespero à raiva, passando pela culpa, pela tristeza e pela aceitação, os sentimentos envolvidos nesse tipo de luto muitas vezes se misturam. Como lidar com eles sem vivenciar um aniquilamento existencial? Neste livro, doze mães trazem relatos contundentes e emocionantes sobre a experiência de perder um filho. Porém, mais do que falar da morte, elas falam da vida, honrando a memória daqueles que se foram tão jovens e mostrando que não se trata de lutar contra a dor, mas de incorporar a falta ao cotidiano, ressignificando-a. Além disso, mostram que é possível preservar a existência de quem amamos por meio da perpetuação de seu legado – seja criando grupos de apoio emocional a famílias enlutadas, seja capitaneando projetos ligados a sonhos e ideais de seus filhos. Obra fundamental para mães e pais que perderam seus filhos, bem como para sua rede de apoio, parentes e amigos.
Textos de: Amanda Tinoco, Cristiana Jacó Monteiro Cascaldi, Elaine Prestes, Gláucia Rezende Tavares, Helena Taliberti, Karina Okajima Fukumitsu, Ligiane Righi da Silva, Márcia Noleto, Maria Manso, Paula Fernandes Távora, Rosana De Rosa e Sandra Moreno.
Giới thiệu về tác giả
Karina Okajima Fukumitsu é psicóloga e psicopedagoga, com pós‑doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology. Coordenadora do curso de pós‑graduação em Suicidologia da Universidade Phorte e dos cursos de pós‑graduação em Morte e Psicologia — Promoção da Saúde e Clínica Ampliada e em Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt‑terapia, da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Produtora e apresentadora do podcast ‘Se tem
vida, tem jeito’ e organizadora desta obra.