A obra Em uma pensão alemã é uma coletânea de contos de Katherine Mansfield publicados, a princípio, em um jornal britânico em 1910. No ano seguinte, foi transformada em um livro, com treze histórias, em que nos deparamos com cenas que retratam situações cotidianas, com uma grande presença de membros da elite local. Encontramos o Barão, o casal que se arruma todo para uma festa de casamento, as pessoas que buscam a ‘cura’ de seus males em tratamentos locais, a vida de pessoas simples que ali estavam para servir, e mais precisamente a rivalidade entre alemães e ingleses, a poucos anos do começo da I Guerra Mundial.
‘— Elas devem ficar no quarto ao lado do seu — disse o gerente, dirigindo-se a mim. — Gostaria de saber se me permite tirar o retrato da kaiserin Elizabeth da sua cabeceira para pendurá-lo sobre o sofá delas.
— Sim, claro, uma coisa familiar — disse a Frau Oberregierungsrat, dando um tapinha na minha mão — e que talvez não tenha sentido nenhum para você.
Senti-me um pouco sufocada. Não com a perspectiva de perder aquela visão de diamantes e busto de veludo azul, mas com o tom — que me excluía — que me marcava como estrangeira.’
Giới thiệu về tác giả
Nascida na Nova Zelândia em 1888, Mansfield é um dos grandes nomes do modernismo de língua inglesa e é, hoje, celebrada no mundo todo como uma mestra da narrativa curta. É considerada uma pioneira da escrita do fluxo de consciência e uma das autoras mais talentosas em sua execução. Suas histórias captam múltiplos matizes de humor das personagens (com frequência, femininas) em situações do cotidiano. Inspirados por sua vivência na Alemanha de 1900, ‘Em uma pensão alemã’ conta com temas ricos em ironia, sexualidade e o papel da mulher na sociedade.
Publicada em 1911, a coletânea traz 13 contos e foi o pontapé inicial da carreira de escritora da neozelandesa. Katherine faleceu na França precocemente aos trinta e quatro anos, em decorrência de uma longeva tuberculose pulmonar, no ano de 1923.