Caetano Veloso é um artista inquieto, em permanente estado de reinvenção. Em 2006, já consagrado, ele criou a banda Cê, um power trio formado por músicos 30 anos mais jovens. Lançou três discos de canções inéditas, outros três ao vivo e caiu na estrada em turnês que rodaram o Brasil e o mundo, em um dos momentos mais produtivos de sua carreira. ‘Lado C’ revela os caminhos que o levaram a essa surpreendente – e radical – aventura musical, desde as primeiras bandas que formou até os bastidores das gravações e a criação incomum de cada disco da trilogia, que culminou no elogiado ‘Abraçaço’. O livro mostra ainda a relação controversa de Caetano com a imprensa nesse período, o convívio com as pessoas de sua equipe a as experiências e parcerias com artistas de diferentes gerações, entre eles os próprios filhos.
Além de pesquisar centenas de reportagens, vídeos e discos, os autores entrevistaram mais de 40 personagens fundamentais dessa história. Começando pelo próprio Caetano e os três integrantes da banda Cê, Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado. Ouviram também nomes de diferentes fases, como Jards Macalé, Arnaldo Brandão, Vinicius Cantuária, Arto Lindsay, Jaques Morelenbaum, Moreno Veloso, Kassin, Rodrigo Amarante, além de produtores, técnicos e amigos do compositor. ‘Lado C’ traz ainda dezenas de fotos do acervo dos músicos e de pessoas próximas a Caetano. O resultado é um documento valioso não só para fãs, mas também para apaixonados pela Música Popular Brasileira.
Giới thiệu về tác giả
Luiz Felipe Carneiro nasceu no Rio de Janeiro em 1979. É jornalista e pesquisador musical. Trabalhou na Folha de S.Paulo, International Magazine, SRZD, além de ter colaborado para veículos como Jornal do Brasil e Carta Capital. Escreveu os livros Rock in Rio: A história’ e Os 50 maiores shows da história da música. É o idealizador do canal Alta Fidelidade, no You Tube, com mais de 1.500 vídeos publicados sobre música.
Tito Guedes nasceu em Niterói em 1997 e é formado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É autor do livro Querem acabar comigo, sobre Roberto Carlos e a crítica musical. Trabalhou no Instituto Memória Musical Brasileira (IMMu B) e participou do projeto ‘O ritmo de Gil’, o acervo digital de Gilberto Gil lançado pela Google Arts & Culture. Atualmente é pesquisador do canal Alta Fidelidade.