A dança é a arte do corpo em movimento. E está presente nas mais diversas tradições culturais, seja em suas festividades e comemorações religiosas, seja em sua própria produção artística. No cenário acadêmico e educativo do Brasil, a dança tem sido valorizada com a criação de cursos universitários de graduação e pósgraduação.
Neste volume, Marcia Tiburi troca correspondência com a professora de dança e teatro Thereza Rocha. Juntas, refletem sobre o sentido da dança e sua conexão com o pensamento. ‘É a dança das palavras.’
Giới thiệu về tác giả
Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia. Autora de vários livros de filosofia, entre eles Filosofia em comum (2008), Filosofia brincante (2010), Olho de vidro (2011) e Sociedade fissurada (2013), e dos romances Magnólia (2005), A mulher de costas (2006), O manto (2009) e Era meu esse rosto (2012). Pela Editora Senac São Paulo publicou Diálogo/Desenho, Diálogo/Dança, Diálogo/Fotografia, Diálogo/Cinema. É professora do programa de pós-graduação em educação, arte e história da cultura da Universidade Mackenzie e colunista da revista Cult.
Thereza Rocha é mestre em comunicação e cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutoranda em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). É professora assistente dos cursos de bacharelado e de licenciatura em dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua principalmente nos temas: dança contemporânea; dança e filosofia; história do corpo; processos de criação em dança; e estética. Dirigiu o espetáculo 3 mulheres e um café: uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch, agraciado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna 2008. É colunista do portal idança.net.