Esta é a 3ª edição de Hinos Matemáticos, um livro que tem capturado muitos leitores, ao longo desses anos. Com imagens inéditas, criadas por Nazareno Rodrigues, trata-se de uma obra sensível, poética e transdisciplinar.
Segundo Ubiratan D`Ambrosio: ‘Além de deliciarem leitores em geral, os poemas levam matemáticos a refletirem sobre o seu fazer, ao abordar temas centrais como os irracionais e os números complexos, o transfinito e os fractais. Mostra a matemática na mitologia, tão bem reconhecida no poema Minotauro, e na pintura, ao comentar Piero della Francesca em A flagelação, e quando, após Botticelli, revela Indecisão ‘studio la matemática o lascio le donne?’. Desde a epígrafe até as Notas, esta coletânea de poemas nos intriga.’
Giới thiệu về tác giả
Marco Lucchesi nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1963. Membro da Academia Brasileira de Letras que esteve sob sua presidência de 2018 a 2021. Poeta, escritor, ensaísta, professor, editor e tradutor, graduou-se em História pela UFF, mestre e doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, com pós-doutorado em Filosofi a da Renascença na Universidade de Colônia, na Alemanha. Transita por mais de vinte línguas. É autor dos romances O bibliotecário do imperador, O Dom do Crime e Adeus, Pirandello. Domínios da Insônia reúne, em grande parte, sua obra poética completamente revista. Traduziu, dentre outros, Primo Levi, Umberto Eco, Rilke, Rumi, Barbu, Khliebnikov, Silesius, Juan de la Cruz. Professor titular de Literatura Comparada da UFRJ. Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Tibiscus e Aurel Vlaicu da Romênia, comendador da República italiana recebeu, dentre outros, os prêmios Jabuti (Clio), Prêmio Pantera d’Oro, Città di Torino, George Bacóvia. Conferencista em vários países do mundo. Seus livros já foram traduzidos para mais de 18 idiomas.