Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro pretende ampliar a discussão sobre o papel do corpo nas práticas de letramento, tomando como ponto de partida as atividades criadoras na infância. Para isso, as autoras construíram um modo particular de organizar tais atividades, considerando o faz de conta e a narrativa atividades não gráficas e o desenho e as primeiras elaborações escritas atividades gráficas. Essa forma inovadora de apresentar as atividades da infância permite ao leitor redefinir seu ‘posto de observação’, ampliando as possibilidades de compreensão das produções infantis no espaço escolar. A exposição de situações do cotidiano de sala de aula aproxima as autoras dos leitores mais acostumados com o dia a dia da educação infantil. Assim, elas nos convidam a olhar com mais cuidado para a centralidade que o corpo assume nos processos de leitura e escritura no espaço da educação infantil: o corpo narra, cria, brinca, desenha e escreve.
Giới thiệu về tác giả
Marina Teixeira Mendes de Souza Costa
É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (Un B). Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Un B, é pedagoga e professora na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal).
Flavia Faissal de Souza
É licenciada plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Educação pela Unicamp, tem experiência em educação inclusiva e interessa-se por políticas e práticas de educação inclusiva e pela relação entre corpo e desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural.
Daniele Nunes Henrique Silva
Professora do Programa de Pós‑Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PG‑PDS/Un B) e do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento (PED), Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/Unicamp) e vice‑líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPCULT/Un B). Tem experiência nas áreas de psicologia do desenvolvimento e psicologia da educação, com ênfase investigativa nos seguintes temas: infância e cultura, psicologia da arte (funcionamento imaginativo e processos criativos no desenvolvimento), educação inclusiva, processos mediacionais no ensino e na aprendizagem, surdez e outras necessidades especiais.