A temática estudada neste livro está inserida no contexto do Planejamento Familiar, no entanto, compreende-se que ‘planejamento da parentalidade’ expressa melhor a complexidade dos temas trabalhados, pois, planejar a parentalidade inclui ‘família’, com diversas configurações, inclui ‘ter filho(a)’, e inclui, muitas vezes, ‘planejar uma gravidez’.
Propõe-se que ‘ser pai e/ou mãe’ – por reprodução natural, por reprodução assistida ou por adoção – é se colocar numa condição geradora e compartilhadora de alteridade. É parte desta condição: estabelecer relações definitivas e irrevogáveis com o(a) filho(a); ser o elemento fundante na construção da identidade deste novo ser; assumir cuidados e funções provedoras relacionadas com sua integridade e sobrevida; desempenhar papéis relacionados à sua inserção social e cultural. Planejar a parentalidade implica dar ênfase ao bem da prole. E aqui ‘planejar ter filhos’ não é suficiente, é necessário planejar ‘ser pai/mãe’. E é pensando no bem das crianças que poderemos encontrar as motivações para superar discriminações frente aos diversos modelos de parentalidade.
Giới thiệu về tác giả
MÁRIO ANTÔNIO SANCHES
Doutor em Teologia, com pós-doutorado em Bioética, Professor Titular da PUCPR. Docente no Programa de Pós-Graduação em Bioética e Programa de Pós-Graduação em Teologia. Lider do Grupo de Pesquisa: Teologia e Bioética.
FRANCISCO JAVIER DE LA TORRE DÍAZ
Doutor em direito. Professor da Faculdade de Teologia e da Cátedra de Bioética da Universidad Pontificia de Comillas, Madrid. Diretor da Revista Iberoamericana de Bioética.