No encontro analítico – a dinâmica entre paciente e terapeuta – ocorrem grandes transformações. Neste livro, considerado um clássico contemporâneo, duas delas são abordadas: a transferência (que envolve as projeções, principalmente as de ordem emocional, dirigidas ao analista) e a contratransferência (que cria uma troca de sensações, percepções e sentimentos que surgem no terapeuta). Com ensaios de Murray Stein e do dr. Nathan Schwartz-Salant – que são também os organizadores da obra –, nove dos mais destacados analistas junguianos da atualidade discorrem sobre os complexos fenômenos que ocorrem nas mais variadas situações da psicoterapia. A obra evidencia os avanços obtidos a respeito desse tema desde que Jung publicou, há mais de cinquenta anos, seu clássico A Psicologia da Transferência.
Giới thiệu về tác giả
Murray Stein, Ph.D., é analista e supervisor de treinamento, e ex-presidente (de 2001 a 2004) da Escola Internacional de Psicologia Analítica em Zurique, na Suíça (ISAP Zurique). Tem mais de dez obras publicadas em vários idiomas, entre elas: Jung, o Mapa da Alma – Uma Introdução, Jung e o Caminho da Individuação e Sincronizando Tempo e Eternidade, best-sellers publicados pela Editora Cultrix. Palestrante de renome internacional, seus temas sempre giram em torno da Psicologia Analítica e suas aplicações no mundo contemporâneo. É editor emérito da Chiron Publications e referência para muitos seminários on-line do Asheville Jung Center, nos Estados Unidos.
Nathan Schwartz-Salant, Ph.D., (1938-2020), foi um analista junguiano formado em Zurique, na Suíça. É autor de vários livros, entre eles, Narcisismo e Transformação do Caráter – A Psicologia por Trás das Desordens de Caráter Narcisista, A Personalidade Limítrofe – Visão e Cura, publicados pela Editora Cultrix, e The Black Nightgown: The Fusional Complex and the Unlived Life. Foi cofundador – ao lado de Murray Stein – da Chiron Publications, tendo coeditado vários volumes da Chiron Clinical Series.