Patricia Gherovici não tem compromisso com ortodoxias ou preconceitos calcificados. Essa disposição, que o leitor sentirá do começo ao fim desde ‘Transgênero: Lacan e a diferença dos sexos’, vem acompanhada de sua vasta experiência clínica como psicanalista e de seu conhecimento atualizado da cultura contemporânea.
Gherovici dá ouvido às críticas que denunciaram a normatividade de uma certa psicanálise, mas também resgata autores e conceitos que tornaram uma outra clínica, aquela digna de seu nome, apta à escuta e à cura. A autora nos convida ao reconhecimento da experiência de sofrimento de sujeitos cuja questão fundamental é a vida ou a morte.
Transgênero é um livro que busca alcançar o horizonte da subjetividade de nossa época.
Giới thiệu về tác giả
Patricia Gherovici é psicanalista, supervisora e ganhadora do prêmio Sigourney (2020) por seu trabalho clínico e escolar com comunidades latinas e gênero variantes. Ela é cofundadora e diretora do Grupo Lacan da Filadélfia e associada ao programa de Estudos Psicanalíticos da Universidade da Pensilvânia. Membra honorária do Instituto Psicanalítico de Treinamento e Pesquisa em Nova Iorque e membra fundadora do ‘Das Unbehagen’. Autora de vários livros e ganhadora dos prêmios Gradiva e Boyer com a obra The Puerto Rican Syndrome (Other Press, 2003). No Brasil, publicou ‘Uma psicanálise por vir: repensando a psicanálise no século XXI’ (2022), também pela Aller.